Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179

Keywords:

Literature, High school, Distance education, Reader development, Pedagogical practices

Abstract

This paper aims to describe and analyze two teaching practices concerning High School remote classes of Literature at Vargem Grande do Sul’s Technical School. In order to systematize reflections and theories regarding the practice of teaching, we drew on the works of Rilson Cosson, Cecilia Bajour, and Silvia Castrillón concerning the debate on reading and literature rights and the experiences of literary listening. In conclusion, we offer some evidence that teaching initiatives may have disrupted students’ perceptions related to school management and the adaptation of the state educational system to remote education in 2020.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Daniel dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas e integrante do grupo de pesquisa E-lang (UNICAMP/CNPq). Pós-graduado em nível de especialização em Gestão Escolar pela USP (ESALQ-Piracicaba). Associado profissional do Instituto PECEGE, exercendo atividade de orientação no curso de MBA USP/ESALQ em Gestão Escolar. Professor de Língua Portuguesa e Literaturas na ETEC-Vargem Grande do Sul (Centro Paula Souza). Graduou-se em Licenciatura em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como monitor-chefe e professor (2013-2016) do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros, vinculado ao Centro de Línguas Aberto à Comunidade (UFRJ). No biênio 2017-2018, atuou como coordenador pedagógico do Cursinho Popular Maria Maria, na cidade de Vargem Grande do Sul (SP). Além disso, também atuou como tutor nos cursos de Pedagogia e Engenharia de Produção da UNIVESP, em 2019; e, de 2017-2019, foi professor de Português Língua Estrangeira no Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi/UNICAMP/Ministério da Educação). Seus interesses principais estão relacionados à formação contínua de professores de Português Língua Estrangeira e/ou outros contextos de formação de professores. Tem experiência com o (i) ensino de Português Língua Estrangeira em variados contextos, principalmente no eixo dos letramentos acadêmicos; (ii) com os estudos de gênero em contextos escolares e de sites de redes sociais; assim como (iii) da interface dos sites de redes sociais e mídias sociais com os construtos teóricos da aprendizagem, formação e educação online.

  • Drisana de Moraes Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciada em Letras: Português - Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutoranda em Literaturas Portuguesas e Africanas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas na mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Alemão como Língua Estrangeira e seus estudos, atualmente, se orientam pelas relações dialéticas entre ética e estética.

References

ASSIS, M. Papéis Avulsos. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BENJAMIN, W. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad. de Márcio Seligmann-SILVA. São Paulo: Editora Iluminuras, 2020.

CANDIDO, A. O direito à literatura. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. Trad. de Marcos Bagno. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

CHBOSKY, S. As vantagens de ser invisível. Trad. de Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2007.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

CRUZ, A. Jalan jalan: uma leitura do mundo. Lisboa: Penguin Random House, 2017.

CRUZ, A. Vamos comprar um poeta. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2019.

DI NAPOLI, P. N. Convivência virtualizada entre escolar e lar em tempos de pandemia: uma reflexão socioeducativa. Olhar de professor, v. 23, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15510.209209225352.0521. Acesso em 7 de agosto de 2021.

ENDRUWEIT, M. Lendo os Clássicos em Voz Alta. Salão de Extensão (20, 2019: Porto Alegre, RS). Caderno de resumos. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/215716. Acesso em 5 de agosto de 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.

KONDER, L. As artes da palavra: elementos para uma poética marxista. Boitempo: São Paulo, 2005.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MANGUEL, A. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. 1. ed. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

MANGUEL, A. Ler é um ato de poder, 2018. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Fronteiras do Pensamento. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XHBIAntmnhs. Acesso em: 24 mar. 2021.

MARUXO JUNIOR, J. H.; FARACO, C. E.; MOURA, F. M. Linguagem e Interação [3 volumes]. 3ºed. São Paulo: Editora Ática, 2016. Disponíveis em: https://www.edocente.com.br/pnld/2018/obra/lingua-portuguesa-linguagem-e-interacao/. Acesso em 24 mar. 2021.

PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.

RIBEIRO, A. E. Tudo o que fingimos (não) saber sobre tecnologias e educação. Blog da Parábola Editorial, 2020. Disponível em: https://www.parabolablog.com.br/index.php/blogs/sobre-tecnologias-e-educacao. Acesso em 18 de março de 2021.

SANTOS, D. Prática docente em Língua Portuguesa no ensino médio: desafios, experimentações e o cotidiano das câmeras fechadas. H2D | Revista de Humanidades Digitais, 2(2), 2021. DOI: https://doi.org/10.21814/h2d.2894.

SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia e outros fragmentos. Trad. de Victor-Pierre Stirnimann. São Paulo: Editora Iluminuras, 1994.

SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2018.

TRUJILLO, C. S. A.; PINTO, N. S. A roda literária como uma proposta para a formação de leitores literários no projeto de extensão “Fragata: itinerâncias literárias”. Revista Cadernos da Educação Básica, v. 5, n. 1, 2020.

Published

2022-03-21

How to Cite

SANTOS, Daniel dos; SANTOS, Drisana de Moraes Oliveira. Literary education and distance learning: a research report for an under-guidance community of readers. Linha D’Água, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 157–179, 2022. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p157-179. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/185180.. Acesso em: 21 nov. 2024.