Sequências textuais em uma tira on-line: critérios analíticos e construção de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v37i3p397-415

Palavras-chave:

Instagram, Tira cômica, Análise Textual dos Discursos, Texto descritivo

Resumo

Neste trabalho, promovemos uma discussão acerca das sequências textuais, conforme a abordagem teórica da Análise Textual dos Discursos (ATD), e uma reflexão sobre como essas unidades composicionais podem subsidiar a análise de uma tira cômica on-line, de Maurício de Sousa, veiculada no perfil @gibi_nostalgia, do Instagram. De modo mais específico, propomo-nos a responder às seguintes questões: 1) De que maneira as imagens icônicas (objetos descritos) textualizam operações do descritivo e contribuem para a construção da narrativa visual? 2) Que funções textual-discursivas o descritivo assume na construção de sentido(s)? Para responder a essas perguntas, detemo-nos no nível 5 da análise, o da estrutura composicional, e focalizamos as sequências textuais e suas funções na organização textual da tira cômica selecionada. Em função das características e especificidades desse gênero, estabelecemos uma interface entre a ATD (Adam, 2011; 2019) e estudos sobre o descritivo (Marquesi, 2004; 2007; 2017; 2018), sobre o signo visual (GRUPO µ, 1993) e sobre os quadrinhos (Acevedo, 1990; Cagnin, 2014; Ramos, 2007; 2009). As análises empreendidas evidenciaram que, com as devidas adaptações, as noções de sequências textuais também são válidas para textos verbo-visuais, em específico, para a tira cômica analisada, e desempenham relevantes orientações para a construção de sentido(s).

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Biografia do Autor

  • Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (1990). Professora Titular na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil). Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul (Brasil).

  • Rivaldo Capistrano Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2012). Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil).

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina; CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo. Sequências textuais em uma tira on-line: critérios analíticos e construção de sentidos. Linha D’Água, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 397–415, 2024. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v37i3p397-415. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/222517.. Acesso em: 3 dez. 2024.