A filosofia no ensino médio no Brasil e na França

uma comparação intercultural de livros didáticos e de textos oficiais de educação

Autores

  • Daniela Nienkötter Sardá Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p19-43

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino da Filosofia, Brasil, França

Resumo

O artigo investiga como se dá o ensino da Filosofia, enquanto disciplina escolar, no Brasil e na França. Analisamos os discursos de livros didáticos publicados no Brasil e na França entre 2004 e 2012, além dos discursos dos textos oficiais do Ministério da Educação brasileiro e francês que regem a redação desses livros. Como resultado dessa análise, percebemos muitas semelhanças no modo em que o ensino da Filosofia se organiza nos dois países: em ambos o ensino dessa disciplina é obrigatório, faz parte de um currículo centralizado, temático, e é objeto de avaliação em exames nacionais. Concluímos que a comparação dessas duas realidades é importante, visto que o ensino da Filosofia é objeto de debate em ambos os países: no Brasil, ela é ainda bastante instável nos currículos – tanto é assim que está sendo reavaliada no currículo do Novo Ensino Médio –; na França, pretende-se adiantar o seu ensino, já que ela só é ensinada no último ano do lycée.

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Publicado

27-11-2018

Como Citar

SARDÁ, Daniela Nienkötter. A filosofia no ensino médio no Brasil e na França: uma comparação intercultural de livros didáticos e de textos oficiais de educação. Linha D’Água, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 19–43, 2018. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v31i3p19-43. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/150183.. Acesso em: 4 dez. 2024.