A construção de imagens de si como um fenômeno enunciativo
estudo comparativo de depoimentos brasileiro e francês publicados na revista Marie Claire
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p142-165Palavras-chave:
enunciação, pontos de vista, depoimentos, imagens de si, revista Marie Claire.Resumo
Neste trabalho, realizamos a comparação de como narradoras constroem imagens de si em depoimentos veiculados em duas edições, uma brasileira e outra francesa, da revista Marie Claire. Os depoimentos brasileiro e francês foram publicados no ano de 2017 e abordam a temática trabalho. Para alcançarmos o objetivo, comparamos, com base na Teoria dos Pontos de Vista, de Rabatel, a maneira como as narradoras representam ou encenam os pontos de vista de diferentes enunciadores. As análises evidenciaram que, em ambos os depoimentos, o que as narradoras buscam, ao selecionarem os enunciadores e os hierarquizarem de determinada forma, é construir para si a imagem de mulheres bem sucedidas, pragmáticas e preparadas para o mercado de trabalho. Ainda que esses depoimentos tenham sido produzidos em contextos distintos e apresentem especificidades, a semelhança entre eles se deve ao fato de a revista Marie Claire, no Brasil e na França, ser voltada para públicos com perfis muito próximos: mulheres que atuam no mercado de trabalho e que possuem poder aquisitivo e grau de escolaridade elevados.
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