(Con) fabulando na praça: a criação de espaços literários e lúdicos no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p35-50Palavras-chave:
Festival do Livro e da Literatura, incentivo à leitura literária, espaços lúdicos.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma experiência prática de incentivo à leitura de textos literários em projetos que coordeno, durante quatro anos, com os alunos do Curso de Letras da Universidade Cruzeiro do Sul, para o Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. Todas as atividades propostas no evento buscam resgatar a tradição oral de contar histórias e “a arte de contá-las de novo”, conforme Walter Benjamin (1994) e ressignificar o espaço público (a praça), onde ocorre o Festival, transformando-o em um espaço lúdico com intervenções literárias e artísticas que promovam transformações ou reações, sejam elas intelectuais, sensoriais ou físicas no público, em sua maioria, alunos de escolas públicas e privadas da Zona Leste. Neste sentido, o futuro professor, aluno do Curso de Licenciatura em Letras, tem a oportunidade de se relacionar com jovens e crianças, durante três dias ininterruptos, em um espaço fora do ambiente escolar, criando situações de interação que exijam dele conhecimento sobre a literatura, gosto pela leitura, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe e interagir com o público e, sobretudo, de responsabilidade social nas ações propostas, a fim de sensibilizar o público participante por meio da literatura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.
Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.
Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.