Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica

Autores

  • Jacqueline Peixoto Barbosa Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP
  • Pedro Henrique de Oliveira Simões Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91

Palavras-chave:

letramento midiático, esfera jornalística, ensino de português.

Resumo

Neste trabalho, tomando como ponto de partida a entrada dos textos jornalísticos no ensino de português, no Brasil, e suas diferentes perspectivas de abordagem nas últimas décadas, situados na perspectiva enunciativo-discursiva de ensino de língua, pretendemos discutir fundamentos do letramento midiático e perspectivas de trabalho com a esfera jornalística, em sala de aula. O acento apreciativo deste texto é o de que esse trabalho deve estar voltado não só para uma apropriação contextualizada dos gêneros jornalísticos, mas também, e principalmente, para a vivência significativa de prática sociais próprias dessa esfera e para a problematização crítica dos usos da língua, no diálogo com outras linguagens, a fim de que se formem sujeitos capazes de construir, nas práticas de leitura e de produção de textos, contrapalavras reflexivas e críticas acerca das questões éticas, estéticas e políticas com as quais se depara em suas práticas de letramentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacqueline Peixoto Barbosa, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP
    Professora do Departamento de Linguística Aplicada (IEL) da Universidade Estadual de Cam-pinas – UNICAMP.
  • Pedro Henrique de Oliveira Simões, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PPLA) da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Downloads

Publicado

27-10-2017

Como Citar

BARBOSA, Jacqueline Peixoto; SIMÕES, Pedro Henrique de Oliveira. Letramento midiático no ensino de português: a formação da contrapalavra crítica. Linha D’Água, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 71–91, 2017. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v30i2p71-91. Disponível em: https://journals.usp.br/linhadagua/article/view/127663.. Acesso em: 24 nov. 2024.