L’insegnamento della comprensione orale a futuri insegnanti di lingua italiana in Brasile
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p138-160Palavras-chave:
insumo, compreensão oral, língua italiana, for-mação de professores.Resumo
A presente investigação propõe-se a analisar o ensino da com-preensão oral (doravante CO) em língua italiana a duas classes de for-mandos de um curso de Letras com habilitação em Português e Italiano, com particular atenção aos insumos orais e visuais presentes nas ativida-des do livro didático, bem como nas atividades elaboradas pelo professor e na conversação em sala de aula. O objetivo é averiguar como os insumos influenciam o processo de desenvolvimento da CO em língua estrangeira. Os dados foram coletados por meio de observações de aulas, gravações audiovisuais, diários e entrevistas com a professora participante. Com re-lação ao insumo verbal oferecido aos estudantes, foi verificado que aquele do livro didático é, na maioria das vezes, artificial e associado somente a atividades pedagógicas unidirecionais. O insumo visual, por sua vez, teve como função principal apenas a ilustração do material didático. No tocan-te aos insumos fornecidos pela professora, averiguou-se que se trata de um insumo compreensível, inserido, geralmente, em uma fala facilitadora e modificada a partir do nível de competência em língua estrangeira da classe, elemento que parece facilitar a aprendizagem da CO.Downloads
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Publicado
10-08-2014
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Veloso, F. S. (2014). L’insegnamento della comprensione orale a futuri insegnanti di lingua italiana in Brasile. Revista De Italianística, 24, 138-160. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p138-160