A sala de aula invertida e o lúdico no ensino remoto de italiano: atividades propostas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i42p92-112Palavras-chave:
Metodologias ativas, Ensino remoto, Sala de aula invertida, Ludicidade, EngajamentoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as propostas de atividades que possibilitaram a interação dos alunos inscritos no projeto de extensão Italiano per Tutti, realizado em modalidade remota, durante dois semestres. O curso ofertado foi dividido entre aulas síncronas, via plataforma Zoom, e aulas assíncronas, construídas e disponibilizadas no Ambiente Virtual Moodle. As aulas abordaram, além de noções básicas da língua italiana, temáticas (inter)culturais. Os princípios norteadores basearam-se nas Metodologias Ativas (VALENTE, 2014), com ênfase na Sala de Aula Invertida (BERGMANN, 2016; LACERDA, 2018) e na utilização do lúdico (PESSOLANO, 2018) a fim de que as atividades propostas pudessem instigar os alunos a participarem de maneira mais ativa do processo de aprendizagem (SILVA, 2004). Buscou-se evidenciar tais atividades visando a elaboração e a utilização na prática, bem como a reflexão sobre a importância do lúdico no ensino remoto.
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