“Ciao aqui é oi”: Aprendizagem de línguas e socialização on-line em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i40p44-66Palavras-chave:
Teletandem, Covid-19, Italiano, Português Língua Estrangeira, SocializaçãoResumo
A pandemia de Covid-19 mudou a vivência da população em escala mundial e fez com que todos tivessem de repensar, em algum momento, as suas práticas sociais e laborativas. As estratégias de ensino, articuladas ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDC), há algum tempo conhecidas, mas pouco, efetivamente, exploradas e integradas às práticas didáticas, começaram a ganhar o centro das atenções quando se percebeu que o ensino remoto seria a única solução para continuar ensinando e aprendendo durante a pandemia. Neste trabalho, apresentamos a organização e o desenvolvimento de dois projetos de aprendizagem por telecolaboração – em que dois falantes de línguas diferentes se ajudam, com a finalidade de aprender melhor a língua em que o outro é proficiente – entre a Università degli Studi di Perugia e a Universidade Federal do Paraná. O projeto piloto desenvolveu-se no segundo semestre de 2019 e o projeto "Ciao aqui é oi: interações em teletandem Brasil e Itália”, nos meses de março e abril de 2020. Iniciamos por apresentar aspectos teóricos e de contextualização do Teletandem no Brasil, posteriormente, falamos do projeto como possibilidade de tirocinio – no contexto italiano – e de atividade extracurricular no contexto brasileiro. Analisamos brevemente as implicações psicológicas positivas, em termos de socialização, do projeto “Ciao aqui é oi” para os alunos participantes no período em que houve isolamento devido à pandemia. Apresentamos reflexões sobre os pontos mais relevantes apontados pelos alunos nos “relatórios de interação”, entregues após cada sessão e, por fim, tecemos nossas considerações finais.
Downloads
Referências
ARANHA, S. & CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. In: The ESPecialist. Disponível em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122298/ISSN0102-7077-2014-35-02-70-88.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20/08/2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-7-de-18-de-dezembro-de-2018-55877677?inheritRedirect=true>. Acesso em 15/09/2020.
BITTER, G. G.; LEGACY, J. M. Using technology in the classroom. Boston, MA: Allyn & Bacon, 2008.
BROOKS, S., WEBSTER, R., SMITH, L., WOODLAND, L., WESSELY, S., REENBERG, N., & RUBIN, G. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, Volume 395, ISSUE 10227, 14 de março de 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8.
CALDAS AULETE, Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em : http://www.aulete.com.br/. Acesso em 10/09/2020.
CANDIDO, J. Teletandem: sessões de orientação e suas perspectivas para o curso de letras. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 230f., 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/99824
EGBERT, J. The New Normal?: A pandemic of task engagement in language learning. Foreign Language Annals, n. 53, p. 314– 319, 20 Jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/flan.12452 .
GARCIA, D. N. M. Teletandem: Acordos e negociações entre os pares. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 290f., 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103528
MAZZA, C.; RICCI, E.; BIONDI, S.; COLASANTI, M.; FERRACUTI, S.; NAPOLI, C.; ROMA, P. A Nationwide Survey of Psychological Distress among Italian People during the COVID-19 Pandemic: Immediate Psychological Responses and Associated Factors. International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 9, p. 3165, 2020. DOI: http://doi.org/10.3390/ijerph17093165.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Ensino e aprendizagem de línguas em Tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem. Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: 2009, p. 21.
SARSINI, D. Alcune riflessioni sulla didattica a distanza. Studi sulla Formazione/Open Journal of Education, v. 23, n. 1, p. 9-12, 5 Jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.13128/ssf-11826.
WANG, C.; PAN, R.; WAN, X.; TAN, Y.; XU, L.; HO, C. S.; HO, R. C. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International journal of environmental research and public health, 17(5), 1729, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17051729.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.