Narrar a outra Itália entre história e ficção
Algumas considerações sobre Vita de Melania Mazzucco e Nuovomondo di Emanuele Crialese
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.i41p3-13Palavras-chave:
Memória cultural, Diáspora italiana, Sonho americano, Cinema italiano, Romance italiano contemporâneo, Mazzucco, CrialeseResumo
A formação incipiente de uma sociedade multiétnica na Itália, às raias do novo milenio, contribuiu para renovar o interesse de estudiosos e artistas pela diáspora italiana do século passado. O presente trabalho examina o romance Vita (2003) de Melania Mazzucco e o filme Nuovomondo (2006) de Emanuele Crialese com o propósito de desvelar algumas convergências importantes na recuperação da memória coletiva da emigração italiana nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX. Evidenciaremos os elementos temáticos e as estruturas narrativas específicas com as quais são entretecidas narrações que, tanto no romance quanto no filme, misturam história e ficçao, concretizando uma visão próxima e ‘de baixo’ de um passado apagado, que suscita no fruidor uma resposta ética.
Downloads
Referências
ALFANO, Barbara. The Mirage of America in Contemporary Italian Literature and Film. Toronto: University of Toronto Press, 2013.
ALÚ, Giorgia. “Sulle tracce del passato: memoria e frammentazione familiare in Vita di Melania Mazzucco e La Masseria delle Allodole di Antonia Arslan”. In BASTIAENSEN M. et al. (a cura di) Tempo e memoria nella lingua e nella letteratura italiana. Vol.3 Narrativa del Novecento e degli anni Duemila. Brussels: Collana “Civiltà Italiana”, Associazione Internazionale Professori d’Italiano, 2009, p. 363-374.
BRUNETTA, Gian Piero. “Emigranti nel cinema italiano e americano”. In BEVILACQUA, P. et. al. (a cura di) Storia dell’emigrazione italiana. vol. I Partenze. Roma: Donzelli, 2001, p. 496-497.
BURNS, Jennifer. Fragments of ‘impegno’: Interpretations of Commitment in Contemporary Italian Narrative 1980-2000. Leeds: Northern Universities Press, 2001.
CAPUSSOTTI, Enrica. “Sognando ‘Lamerica’. Memorie dell’emigrazione italiana e processi identitari in un’epoca di migrazioni globali”. In Contemporanea, 10 (4): p. 633-646, 2007.
CORRADO, Andrea, MARIOTTINI, Igor. Cinema e autori sulle tracce delle migrazioni. Roma: Ediesse, 2013.
CRIALESE, Emmanuele. Nuovomondo [Film], Italia, 2005.
DE NICOLA, Francesco Gli scrittori italiani e l’emigrazione. Formia: Ghenomena. (2008).
FORTUNATI, Vita LAMBERTI, Elena, “Cultural Memory: A European Perspective”. In ERILL A., NÜNNING A., Cultural Memory Studies. An International and Interdisciplinary Handbook, Berlin: Walter de Gruyter, 2008, p. 127-137.
KUHN, Annette. Family Secrets. Acts of Memory and Imagination. London: Verso, 1995.
LUCAMANTE, Stefania “The Privilege of Memory Goes to the Women: Melania Mazzucco and the Narrative of the Italian Migration”. MLN, 124 (1), p. 293-315, 2009.
MARTIRANI, Maria Célia. “Rappresentazioni cinematografiche del Mare Nostrum nell’opera di Gabriele Salvatores, Emanuele Crialese e Ermanno Olmi: Da locus amoenus a scenario degli esodi”. In TRAPASSI L., GAROSI L., Esodi e frontiere di celluloide. Firenze: Franco Cesati Editore 2016, pp. 17-26.
MAZZUCCO, Melania. Vita. Milano: Rizzoli, 2003.
MAZZUCCO, Melania. Intervista di Gian Antonio Stella a Melania Mazzucco, Quando di emigrati eravamo noi, 2003b.
https://www.wuz.it/archivio/cafeletterario.it/interviste/mazzucco-stella.html Accesso: 29/06/2020.
MAZZUCCO, Melania. Intervista Lo specchio di carta. Osservatorio sul romanzo italiano contemporaneo. Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi di Palermo, 2004.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Italianística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.