Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini

Autores

  • Julia Scamparini Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p4a13

Palavras-chave:

Cinema italiano, Filme-ensaio, Documentário, Pier Paolo Pasolini

Resumo

Este ensaio sobre o filme La rabbia (1962), de Pasolini, dialoga com um momento histórico de muita produtividade de documentários ensaísticos e de análises e teorias a respeito. O olhar direcionado ao passado procura, então, atualizar-se por meio de escritos contemporâneos, e promove um encontro com o recente gesto de restaura ção e redescoberta de um filme desejado, mas não finalizado décadas atrás. Todo este contexto de análise e revisitação deixa claro que o filme La rabbia tem a raiva como sua espinha dorsal, antes, durante e depois: o sentimento poético-político da raiva que impulsiona o gesto artístico, como é de costume em Pasolini; a raiva pela matéria-prima, as imagens-inimigas, parte da metodologia de trabalho; e, finalmente, a raiva pela imposição do produtor e pelo embate indesejado com um opositor ideológico, após ter em mãos o filme pronto.

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Biografia do Autor

  • Julia Scamparini, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora Adjunta do Departamento de Letras Neolatinas - Setor de Italiano da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. É graduada em Letras - Português (2001) com complementação em Linguística (2003) pela UNICAMP, é Mestre em Linguística pela UFRJ (2006) e Doutora em Letras Neolatinas - Italiano também pela UFRJ (2010). Foi pós-doutoranda vinculada ao Departamento de Ciências da Linguagem da UFF, onde trabalhou na coordenação do Laboratório de Imagem e Som (lis.uff.br) e desenvolveu pesquisa em Literatura e cinema e Intermidialidade. Além da docência nas áreas de língua e cultura italiana, atua como tradutora.

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Publicado

30-12-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Scamparini, J. (2019). Si è aperta una porta con dietro il buio: apontamentos sobre o filme La Rabbia, de Pier Paolo Pasolini. Revista De Italianística, 39, 4-13. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i39p4a13