La pragmatica nei manuali d’italiano L2: una prima indagine sull’atto linguistico del ringraziare
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p5-29Palavras-chave:
pragmática, italiano L2, expressões de agradecimento, ensino, livros didáticosResumo
Vários estudiosos questionaram a adequação dos livros didáticos de L2 na apresentação aos aprendizes de elementos pragmáticos da língua alvo. Até então, os livros didáticos de italiano não foram analisados nessa perspectiva. Foi, portanto, decidido conduzir um estudo exploratório, focalizado no ato de fala do agradecimento. O estudo compara 50 situações de agradecimento extraídas de 17 livros didáticos com o mesmo número de situações de 3 séries televisivas (26 capítulos), concentrando-se em elementos pragmalinguísticos (estratégias de realização do ato principal e modificadores) e variáveis sociopragmáticas (objetivos do agradecimento e distância social entre os participantes). Com base no que resultou da pesquisa nesse âmbito, considera-se que a utilização da fala televisiva como substituição da fala espontânea para a análise de alguns elementos linguísticos seja apropriada, embora, obviamente, a língua utilizada na televisão não seja a mesma que os falantes utilizam no mundo real. Os resultados mostram diferenças tanto em nível pragmalinguístico quanto sociopragmático entre as duas fontes, sugerindo que os livros didáticos para o ensino do italiano como L2 ofereçam aos estudantes um input pragmático inadequado, pelo menos no que diz respeito a expressar agradecimento. O estudo confirma, portanto, a ideia de que os livros didáticos de L2 sejam de pouca utilidade para auxiliar os aprendizes no desenvolvimento da competência pragmática, e que professores e autores de materiais didáticos devam se apoiar menos em sua própria competência de falantes nativos e mais na língua do uso real, ou ao menos em uma substituição aceitável como a fala de filmesDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
13-12-2013
Edição
Seção
Não definida
Licença
A revista retém os direitos patrimoniais dos artigos e os publica simultâneamente sob uma Licença Creative Commons-Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações.
Como Citar
Nuzzo, E. (2013). La pragmatica nei manuali d’italiano L2: una prima indagine sull’atto linguistico del ringraziare. Revista De Italianística, 2(26), 5-29. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v2i26p5-29