Os catecismos e a construção de conceitos: reflexão sobre os quadrinhos eróticos nos sistemas de organização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.incid.2024.210833Palabras clave:
Catecismos, Quadrinhos eróticos, Organização do Conhecimento, Sistemas de Classificação, Memória e Organização do ConhecimentoResumen
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as relações de poder que se instituem na formação social da cultura de massa e influenciam as produções e representações das histórias em quadrinhos consideradas “marginalizadas”, mais especificamente os catecismos de Carlos Zéfiro. Além disso, busca discutir como os quadrinhos eróticos são representados nos sistemas de organização do conhecimento. Para produzir a argumentação teórica foi realizada uma pesquisa bibliográfica com delineamento exploratório. Assim, a partir de uma perspectiva teórica verificou-se, como resultados, como os quadrinhos eróticos são tratados nos sistemas de classificação Classificação Decimal Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU), bem como nos cabeçalhos de assunto da Online Computer Library Centre (OCLC). Conclui-se que os sistemas de classificação não possuem notações específicas que distinguem os gêneros, temas, suportes e formatos de histórias em quadrinhos, tratando-os da mesma forma, fator que dificulta a recuperação da informação.
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