Incidentes críticos envolvendo graduandos de Enfermagem durante a Pandemia de COVID-19

Autores/as

  • Hamana Yoko Novaes Akutsu Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Emilia Campos de Carvalho Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Fernanda Raphael Escobar Gimenes Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Vanessa dos Santos Ribeiro Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Pedro Emílio Gomes Prates Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Renata Karina Reis Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cristina Mara Zamarioli Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p4-14

Palabras clave:

Enfermagem, Ensino, Comportamento, Pandemia, Adaptação psicológica

Resumen

Introdução: O ambiente acadêmico é considerado estressor para os estudantes. Conhecer as mudanças nas atividades no ensino-aprendizagem e seus impactos tornou-se essencial para redirecionar novas formas de interagir e enfrentar tais situações adversas. Desse modo, uma das formas de avaliar uma situação vivida é traçando paralelos entre os comportamentos e sentimentos gerados, por meio da técnica do incidente crítico (TIC). Objetivo: Identificar os incidentes críticos (situação, comportamentos e sentimentos) relacionados às atividades acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo descritivo pautado na técnica de incidente crítico. Os estudantes foram recrutados via e-mail para que informassem os itens de caracterização; solicitou-se que fosse relembrado uma situação acadêmica e a relatasse, elencando os comportamentos vivenciados e sentimentos originados. Resultados: Entre as 24 situações, a maioria retratava o acúmulo de tarefas, dificuldade em lidar com nova forma de ensino, dificuldades de adaptação dos docentes e discentes as estratégias utilizadas quanto à sobreposição de atividades acadêmicas e domésticas. Em relação aos comportamentos foram citados falta de diálogo, dificuldades em adequar as atividades e atos de compreensão. Quanto aos sentimentos, os positivos foram de gratidão, compreensão, sensação de amparo, aprendizado, felicidade; já os negativos, destaca-se a ansiedade, tristeza, angústia e cansaço físico. Conclusão: Este estudo permitiu identificar incidentes críticos de graduandos de enfermagem durante a pandemia. Os dados apontam que os estudantes vivenciaram grande estresse durante o período, porém os impactos na formação profissional, carecem de mais estudos.

Descritores: Enfermagem; Ensino; Comportamento; Pandemia; Adaptação Psicológica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Referências

AHMED, Sakir; ZIMBA, Olena; GASPARYAN, Armen. Moving towards online rheumatology education in the era of COVID-19. Clinical Rheumatology, [s. l.], v. 39, ed. 11, p. 3215–3222, 2020. DOI https://doi.org/10.1007%2Fs10067-020-05405-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7494363/. Acesso em: 23 ago. 2023.

ANDRIOLA, Wagner; ARAÚJO, Adriana. Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 29, ed. 110, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802251. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nqZZQwNrqFwffVBcNF79btb/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.

AVANCINI, Marta. Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. In: AVANCINI, Marta. Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. Ensino Superior, 2019. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2019/04/03/ensino-superior-alunos-depressao/#:~:text=O%20Perfil%20Socioecon%C3%B4mico%20dos%0Universit%C3%A1rios,ansiedade%20e%20sensa%C3%A7%C3%A3o%20de%20desesperan%C3%A7a. Acesso em: 22 ago. 2023.

ÁVILA, Irma; CANTILLO, Arleth; ESTRADA, Luis. Estrés académico en estudiantes de enfermería de Cartagena. Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo, [s. l.], v. 20, ed. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=145256681002. Acesso em: 22 ago. 2023.

BARROS-DELBEN, Paola et al. Saúde mental em situação de emergência: Covid-19. Debates em Psiquiatria, [s. l.], v. 10, ed. 2, 2020. DOI https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-3. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/38. Acesso em: 23 ago. 2023.

BENCE, Anna et al. The association between the practice environment and selected nurse educator outcomes in public nursing education institutions: A cross-sectional study. Nurse Education in Practice, [s. l.], v. 58, 2022. DOI https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103261. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595321002973?via%3Dihub. Acesso em: 23 ago. 2023.

BOCKORNI, Beatriz; GOMES, Almiralva. A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [s. l.], v. 22, ed. 1, p. 105-117, 2021. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/empresarial/article/view/8346/4111. Acesso em: 23 ago. 2023.

BUTLER, April; STROUSE, Susan. An Integrative Review of Incivility in Nursing Education. Journal of Nursing Education, [s. l.], v. 61, ed. 4, p. 173-178, 2022. DOI https://doi.org/10.3928/01484834-20220209-01. Disponível em: https://journals.healio.com/doi/10.3928/01484834-20220209-01. Acesso em: 23 ago. 2023.

CARVALHO, Luísa et al. Learning styles of portuguese university students: a proposal for viewing predominant styles. Revista Pensamento & Realidade, [s. l.], v. 34, ed. 3, p. 03-20, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/46140/pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

CESTARI, Virna et al. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem, [s. l.], v. 30, ed. 2, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/4BDZyCJP6qZ6th7XMtBvhtx/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.

CHUST-HERNÁNDEZ, Pablo et al. Female gender and low physical activity are risk factors for academic stress in incoming nursing students. Perspectives in Psychiatric Care, [s. l.], v. 58, ed. 4, p. 1281-1290, 2021. DOI https://doi.org/10.1111/ppc.12928. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ppc.12928. Acesso em: 23 ago. 2023.

CLARK, Cynthia; LUPARELL, Susan. Cyber-incivility, cyber-bullying, and other forms of online aggression: A call to action for nurse educators. Nurse Education Today, [s. l.], v. 85, 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104310. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691719317940?via%3Dihub. Acesso em: 23 ago. 2023.

COSTA, Roberta et al. Nursing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context?. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 29, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/yfH55Z8QPg5S6rftGrcbJBF/?lang=en#. Acesso em: 23 ago. 2023.

COTTA, Jussara et al. Environmental education in times of pandemics: an experience at the Educational Institution Liber, João Monlevade, Minas Gerais. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, ed. 16, 2021. DOI https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23160. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23160. Acesso em: 23 ago. 2023.

ECKERT, Alex; PERUCHIN, Morgana; MECCA, Marlei. O estresse no ambiente acadêmico e seus reflexos nos alunos de uma universidade comunitária gaúcha. Revista UNEMAT de Contabilidade, [s. l.], v. 9, ed. 17, 2020. DOI https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.4297. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ruc/article/view/4297. Acesso em: 22 ago. 2023.

FLANAGAN, John. A técnica do incidente crítico. Psychological Bulletin, [s. l.], v. 51, ed. 4, 1973. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/admin,+A+t%C3%A9cnica+do+incidente+cr%C3%ADtico%20(1).pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 23º. ed. rev. Le Livros: Paz e Terra, 1994. 129 p. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

GUNDIM, Vivian et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Bahia de Enfermagem, [s. l.], v. 35, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/37293-Manuscrito%20no%20template%20padr%C3%A3o%20RBE-162921-1-10-20201125.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

HIRSCH, Carolina et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 27, ed. 1, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/0104-07072018000370014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/KTNJLpSq7X73DGkf6zzkVpf/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.

KHAN, Muhammad; ELAHI, Natasha; ABID, Ghulam. Workplace Incivility and Job Satisfaction: Mediation of Subjective Well-Being and Moderation of Forgiveness Climate in Health Care Sector. Eur. J. Investig. Health Psychol. Educ., [s. l.], v. 11, ed. 4, p. 1107-1119, 2021. DOI https://doi.org/10.3390/ejihpe11040082. Disponível em: https://www.mdpi.com/2254-9625/11/4/82. Acesso em: 23 ago. 2023.

KLAR, Robin. Nurse Educators as Agents of Change in the SARS-CoV-2 Pandemic. Nurs Womens Health, [s. l.], v. 24, ed. 4, p. 253-255, 2020. DOI https://doi.org/10.1016%2Fj.nwh.2020.05.010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7260537/. Acesso em: 23 ago. 2023.

KOLB, Alice; KOLB, David. Learning Styles and Learning Spaces: Enhancing Experiential Learning in Higher Education. Academy of Management Learning & Education, [s. l.], v. 4, ed. 2, p. 193-212, 2005. DOI https://doi.org/10.5465/amle.2005.17268566. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/10.5465/amle.2005.17268566. Acesso em: 23 ago. 2023.

LOPES, Lucas; PITOMBEIRA, Cátia. Experiências no ensino remoto emergencial: intercorrências e (im)previsibilidades amparadas pelo pensamento complexo. Processando o Saber, [s. l.], v. 13, 2021. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/175/149. Acesso em: 23 ago. 2023.

MACEDO, Ídila; ZAMARIOLI, Cristina; CARVALHO, Emilia. Critical incidents involving Semiology during practical activities of nursing undergraduates. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 71, ed. (suppl 4), 2018. DOI https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0364. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BSTPLR8TbsYHz6qh5htmXVQ/?lang=en#. Acesso em: 23 ago. 2023.

MARQUES, Emanuele et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 36, ed. 4, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00074420. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/SCYZFVKpRGpq6sxJsX6Sftx/#. Acesso em: 23 ago. 2023.

MENEZES, Fernanda et al. Mensuração dos níveis de ansiedade traço e estado em estudantes do curso de enfermagem. Interfaces Científicas , [s. l.], v. 6, ed. 3, 2018. DOI https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p93-100. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4001. Acesso em: 22 ago. 2023.

ORGANIZATION, World Health. WHO Director-General‘s opening remarks at the media briefing on COVID-19. In: ORGANIZATION, World Health. WHO Director-General‘s opening remarks at the media briefing on COVID-19. WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 22 ago. 2023.

OSTI, Andreia; JÚNIOR, José; ALMEIDA, Leandro. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros no ensino superior. Revista Prâksis, [s. l.], v. 3, 2021. DOI https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2676. Acesso em: 23 ago. 2023.

PERBONE, Janaina; CARVALHO, Emilia. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes o contato com pacientes. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 64, ed. 2, 2010. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000200019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/k9zNzP3WBN3pfn7bdT3WbSz/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.

RAWLINS, Latoya. Faculty and Student Incivility in Undergraduate Nursing Education: An Integrative Review. Journal of Nursing Education, [s. l.], v. 56, ed. 12, p. 709-716, 2017. DOI https://doi.org/10.3928/01484834-20171120-02. Disponível em: https://journals.healio.com/doi/10.3928/01484834-20171120-02?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 23 ago. 2023.

RIBEIRO, Luana et al. Técnica de incidente crítico e seu uso na Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 65, ed. 1, 2012. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/r5Rvm6VZJWhKvHGfWZXJsyK/?lang=pt#. Acesso em: 23 ago. 2023.

ROCHA, Natália et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, [s. l.], v. 10, ed. 1, p. 13-17, 2020. DOI https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5153. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/article/view/5153. Acesso em: 22 ago. 2023.

ROCHA, Wisla et al. Estresse no ambiente universitário: explanações sobre causas e implicações para o surgimento de distúrbios psíquicos menores em estudantes do curso de enfermagem. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE, [s. l.], v. 5, ed. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7160. Acesso em: 22 ago. 2023.

SANTOS, Walison et al. O ensino remoto frente à pandemia da COVID-19: um estudo de caso no curso de ciências contábeis/CERES UFRN. Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, [s. l.], v. 10, ed. 1, p. 150-162, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/2646-Texto%20do%20Artigo-9806-1-10-20211231%20(1).pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

SILVA, Kézia et al. Conceito dos discentes de enfermagem sobre aulas remotas. Diálogos em Saúde, [s. l.], v. 3, ed. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/275. Acesso em: 23 ago. 2023.

VIEIRA-SANTOS, Joene; SILVA, Gabriela. Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura. Psicologia Argumento, [s. l.], v. 40, ed. 108, 2022. DOI https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO14. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/27799. Acesso em: 23 ago. 2023.

Publicado

2024-10-21

Cómo citar

AKUTSU, Hamana Yoko Novaes; CARVALHO, Emilia Campos de; GIMENES, Fernanda Raphael Escobar; RIBEIRO, Vanessa dos Santos; PRATES, Pedro Emílio Gomes; REIS, Renata Karina; ZAMARIOLI, Cristina Mara. Incidentes críticos envolvendo graduandos de Enfermagem durante a Pandemia de COVID-19. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 8, n. 1, p. 4–14, 2024. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v8i1p4-14. Disponível em: https://journals.usp.br/gradmais/article/view/215312.. Acesso em: 23 nov. 2024.