Incidentes críticos envolvendo graduandos de Enfermagem durante a Pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v8i1p4-14Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Comportamento, Pandemia, Adaptação psicológicaResumo
Introdução: O ambiente acadêmico é considerado estressor para os estudantes. Conhecer as mudanças nas atividades no ensino-aprendizagem e seus impactos tornou-se essencial para redirecionar novas formas de interagir e enfrentar tais situações adversas. Desse modo, uma das formas de avaliar uma situação vivida é traçando paralelos entre os comportamentos e sentimentos gerados, por meio da técnica do incidente crítico (TIC). Objetivo: Identificar os incidentes críticos (situação, comportamentos e sentimentos) relacionados às atividades acadêmicas durante a pandemia de COVID-19. Método: Estudo descritivo pautado na técnica de incidente crítico. Os estudantes foram recrutados via e-mail para que informassem os itens de caracterização; solicitou-se que fosse relembrado uma situação acadêmica e a relatasse, elencando os comportamentos vivenciados e sentimentos originados. Resultados: Entre as 24 situações, a maioria retratava o acúmulo de tarefas, dificuldade em lidar com nova forma de ensino, dificuldades de adaptação dos docentes e discentes as estratégias utilizadas quanto à sobreposição de atividades acadêmicas e domésticas. Em relação aos comportamentos foram citados falta de diálogo, dificuldades em adequar as atividades e atos de compreensão. Quanto aos sentimentos, os positivos foram de gratidão, compreensão, sensação de amparo, aprendizado, felicidade; já os negativos, destaca-se a ansiedade, tristeza, angústia e cansaço físico. Conclusão: Este estudo permitiu identificar incidentes críticos de graduandos de enfermagem durante a pandemia. Os dados apontam que os estudantes vivenciaram grande estresse durante o período, porém os impactos na formação profissional, carecem de mais estudos.
Descritores: Enfermagem; Ensino; Comportamento; Pandemia; Adaptação Psicológica.
Downloads
Referências
Referências
AHMED, Sakir; ZIMBA, Olena; GASPARYAN, Armen. Moving towards online rheumatology education in the era of COVID-19. Clinical Rheumatology, [s. l.], v. 39, ed. 11, p. 3215–3222, 2020. DOI https://doi.org/10.1007%2Fs10067-020-05405-9. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7494363/. Acesso em: 23 ago. 2023.
ANDRIOLA, Wagner; ARAÚJO, Adriana. Adaptação de alunos ao ambiente universitário: estudo de caso em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [s. l.], v. 29, ed. 110, 2021. DOI https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802251. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nqZZQwNrqFwffVBcNF79btb/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.
AVANCINI, Marta. Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. In: AVANCINI, Marta. Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos. Ensino Superior, 2019. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2019/04/03/ensino-superior-alunos-depressao/#:~:text=O%20Perfil%20Socioecon%C3%B4mico%20dos%0Universit%C3%A1rios,ansiedade%20e%20sensa%C3%A7%C3%A3o%20de%20desesperan%C3%A7a. Acesso em: 22 ago. 2023.
ÁVILA, Irma; CANTILLO, Arleth; ESTRADA, Luis. Estrés académico en estudiantes de enfermería de Cartagena. Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo, [s. l.], v. 20, ed. 2, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=145256681002. Acesso em: 22 ago. 2023.
BARROS-DELBEN, Paola et al. Saúde mental em situação de emergência: Covid-19. Debates em Psiquiatria, [s. l.], v. 10, ed. 2, 2020. DOI https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-3. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/38. Acesso em: 23 ago. 2023.
BENCE, Anna et al. The association between the practice environment and selected nurse educator outcomes in public nursing education institutions: A cross-sectional study. Nurse Education in Practice, [s. l.], v. 58, 2022. DOI https://doi.org/10.1016/j.nepr.2021.103261. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595321002973?via%3Dihub. Acesso em: 23 ago. 2023.
BOCKORNI, Beatriz; GOMES, Almiralva. A amostragem em snowball (bola de neve) em uma pesquisa qualitativa no campo da administração. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, [s. l.], v. 22, ed. 1, p. 105-117, 2021. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/empresarial/article/view/8346/4111. Acesso em: 23 ago. 2023.
BUTLER, April; STROUSE, Susan. An Integrative Review of Incivility in Nursing Education. Journal of Nursing Education, [s. l.], v. 61, ed. 4, p. 173-178, 2022. DOI https://doi.org/10.3928/01484834-20220209-01. Disponível em: https://journals.healio.com/doi/10.3928/01484834-20220209-01. Acesso em: 23 ago. 2023.
CARVALHO, Luísa et al. Learning styles of portuguese university students: a proposal for viewing predominant styles. Revista Pensamento & Realidade, [s. l.], v. 34, ed. 3, p. 03-20, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/46140/pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
CESTARI, Virna et al. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem, [s. l.], v. 30, ed. 2, 2017. DOI https://doi.org/10.1590/1982-0194201700029. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/4BDZyCJP6qZ6th7XMtBvhtx/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.
CHUST-HERNÁNDEZ, Pablo et al. Female gender and low physical activity are risk factors for academic stress in incoming nursing students. Perspectives in Psychiatric Care, [s. l.], v. 58, ed. 4, p. 1281-1290, 2021. DOI https://doi.org/10.1111/ppc.12928. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/ppc.12928. Acesso em: 23 ago. 2023.
CLARK, Cynthia; LUPARELL, Susan. Cyber-incivility, cyber-bullying, and other forms of online aggression: A call to action for nurse educators. Nurse Education Today, [s. l.], v. 85, 2020. DOI https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104310. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691719317940?via%3Dihub. Acesso em: 23 ago. 2023.
COSTA, Roberta et al. Nursing teaching in covid-19 times: how to reinvent it in this context?. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 29, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0002-0002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/yfH55Z8QPg5S6rftGrcbJBF/?lang=en#. Acesso em: 23 ago. 2023.
COTTA, Jussara et al. Environmental education in times of pandemics: an experience at the Educational Institution Liber, João Monlevade, Minas Gerais. Research, Society and Development, [s. l.], v. 10, ed. 16, 2021. DOI https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23160. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23160. Acesso em: 23 ago. 2023.
ECKERT, Alex; PERUCHIN, Morgana; MECCA, Marlei. O estresse no ambiente acadêmico e seus reflexos nos alunos de uma universidade comunitária gaúcha. Revista UNEMAT de Contabilidade, [s. l.], v. 9, ed. 17, 2020. DOI https://doi.org/10.30681/ruc.v9i17.4297. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ruc/article/view/4297. Acesso em: 22 ago. 2023.
FLANAGAN, John. A técnica do incidente crítico. Psychological Bulletin, [s. l.], v. 51, ed. 4, 1973. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/admin,+A+t%C3%A9cnica+do+incidente+cr%C3%ADtico%20(1).pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 23º. ed. rev. Le Livros: Paz e Terra, 1994. 129 p. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
GUNDIM, Vivian et al. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Bahia de Enfermagem, [s. l.], v. 35, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/37293-Manuscrito%20no%20template%20padr%C3%A3o%20RBE-162921-1-10-20201125.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
HIRSCH, Carolina et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto & Contexto - Enfermagem, [s. l.], v. 27, ed. 1, 2018. DOI https://doi.org/10.1590/0104-07072018000370014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/KTNJLpSq7X73DGkf6zzkVpf/?lang=pt#. Acesso em: 22 ago. 2023.
KHAN, Muhammad; ELAHI, Natasha; ABID, Ghulam. Workplace Incivility and Job Satisfaction: Mediation of Subjective Well-Being and Moderation of Forgiveness Climate in Health Care Sector. Eur. J. Investig. Health Psychol. Educ., [s. l.], v. 11, ed. 4, p. 1107-1119, 2021. DOI https://doi.org/10.3390/ejihpe11040082. Disponível em: https://www.mdpi.com/2254-9625/11/4/82. Acesso em: 23 ago. 2023.
KLAR, Robin. Nurse Educators as Agents of Change in the SARS-CoV-2 Pandemic. Nurs Womens Health, [s. l.], v. 24, ed. 4, p. 253-255, 2020. DOI https://doi.org/10.1016%2Fj.nwh.2020.05.010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7260537/. Acesso em: 23 ago. 2023.
KOLB, Alice; KOLB, David. Learning Styles and Learning Spaces: Enhancing Experiential Learning in Higher Education. Academy of Management Learning & Education, [s. l.], v. 4, ed. 2, p. 193-212, 2005. DOI https://doi.org/10.5465/amle.2005.17268566. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/10.5465/amle.2005.17268566. Acesso em: 23 ago. 2023.
LOPES, Lucas; PITOMBEIRA, Cátia. Experiências no ensino remoto emergencial: intercorrências e (im)previsibilidades amparadas pelo pensamento complexo. Processando o Saber, [s. l.], v. 13, 2021. Disponível em: https://fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/175/149. Acesso em: 23 ago. 2023.
MACEDO, Ídila; ZAMARIOLI, Cristina; CARVALHO, Emilia. Critical incidents involving Semiology during practical activities of nursing undergraduates. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 71, ed. (suppl 4), 2018. DOI https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0364. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/BSTPLR8TbsYHz6qh5htmXVQ/?lang=en#. Acesso em: 23 ago. 2023.
MARQUES, Emanuele et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 36, ed. 4, 2020. DOI https://doi.org/10.1590/0102-311X00074420. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/SCYZFVKpRGpq6sxJsX6Sftx/#. Acesso em: 23 ago. 2023.
MENEZES, Fernanda et al. Mensuração dos níveis de ansiedade traço e estado em estudantes do curso de enfermagem. Interfaces Científicas , [s. l.], v. 6, ed. 3, 2018. DOI https://doi.org/10.17564/2316-3801.2018v6n3p93-100. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/humanas/article/view/4001. Acesso em: 22 ago. 2023.
ORGANIZATION, World Health. WHO Director-General‘s opening remarks at the media briefing on COVID-19. In: ORGANIZATION, World Health. WHO Director-General‘s opening remarks at the media briefing on COVID-19. WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 22 ago. 2023.
OSTI, Andreia; JÚNIOR, José; ALMEIDA, Leandro. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros no ensino superior. Revista Prâksis, [s. l.], v. 3, 2021. DOI https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2676. Acesso em: 23 ago. 2023.
PERBONE, Janaina; CARVALHO, Emilia. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes o contato com pacientes. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 64, ed. 2, 2010. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000200019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/k9zNzP3WBN3pfn7bdT3WbSz/?lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2023.
RAWLINS, Latoya. Faculty and Student Incivility in Undergraduate Nursing Education: An Integrative Review. Journal of Nursing Education, [s. l.], v. 56, ed. 12, p. 709-716, 2017. DOI https://doi.org/10.3928/01484834-20171120-02. Disponível em: https://journals.healio.com/doi/10.3928/01484834-20171120-02?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed. Acesso em: 23 ago. 2023.
RIBEIRO, Luana et al. Técnica de incidente crítico e seu uso na Enfermagem: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 65, ed. 1, 2012. DOI https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/r5Rvm6VZJWhKvHGfWZXJsyK/?lang=pt#. Acesso em: 23 ago. 2023.
ROCHA, Natália et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, [s. l.], v. 10, ed. 1, p. 13-17, 2020. DOI https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v10i1.5153. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/article/view/5153. Acesso em: 22 ago. 2023.
ROCHA, Wisla et al. Estresse no ambiente universitário: explanações sobre causas e implicações para o surgimento de distúrbios psíquicos menores em estudantes do curso de enfermagem. Caderno de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde - UNIT - SERGIPE, [s. l.], v. 5, ed. 3, 2019. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/7160. Acesso em: 22 ago. 2023.
SANTOS, Walison et al. O ensino remoto frente à pandemia da COVID-19: um estudo de caso no curso de ciências contábeis/CERES UFRN. Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting, [s. l.], v. 10, ed. 1, p. 150-162, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/cyros/Downloads/2646-Texto%20do%20Artigo-9806-1-10-20211231%20(1).pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.
SILVA, Kézia et al. Conceito dos discentes de enfermagem sobre aulas remotas. Diálogos em Saúde, [s. l.], v. 3, ed. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/dialogosemsaude/article/view/275. Acesso em: 23 ago. 2023.
VIEIRA-SANTOS, Joene; SILVA, Gabriela. Estratégias de enfrentamento de estresse entre estudantes universitários brasileiros: uma revisão da literatura. Psicologia Argumento, [s. l.], v. 40, ed. 108, 2022. DOI https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO14. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/psicologiaargumento/article/view/27799. Acesso em: 23 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hamana Yoko Novaes Akutsu, Emilia Campos de Carvalho, Fernanda Raphael Escobar Gimenes, Vanessa dos Santos Ribeiro, Pedro Emílio Gomes Prates, Renata Karina Reis, Cristina Mara Zamarioli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O(s) autor(es) mantém(êm) os direitos sobre o artigo publicado. Todavia, a publicação deste na Revista de Graduação USP implica, de modo automático, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição do texto, sem pagamento por parte do periódico.
• Depois da primeira publicação de seu artigo na revista, o(s) autor(es) tem(êm) autorização para efetuar contratos adicionais, independentes do periódico, com vistas à divulgação do trabalho em questão por outros meios. Para tanto, deve(m) fazer a citação da fonte completa do texto, de modo a incluir o nome da publicação original;
• Não só se autoriza, como se estimula, o(s) autor(es) de um artigo já publicado a distribuir(em) seu trabalho online (pelos mais variados canais), sempre com as devidas citações da primeira edição.
Política de Ética e Boas Práticas
A Revista de Graduação USP – Grad+ tem o compromisso com a ética e a alta qualidade dos trabalhos publicados. Assim, incentivamos a adoção de um comportamento ético e responsável de todas as partes envolvidas no processo de publicação: autores, editores, pareceristas e equipe técnica.
- Os autores se responsabilizam por encaminhar artigos originais e assegurar que estejam em conformidade com normas éticas. Recomenda- se que as pesquisas encaminhadas como artigo tenham passado por avaliação de comitê de ética. Em nossa política antiplágio, a Revista de Graduação USP se reserva o direito de aplicar ferramentas antiplágio para verificação dos manuscritos e de rejeitar aqueles que configurem plágio ou indicação de qualquer outro comportamento que viole a transparência e a ética durante o processo de análise e publicação.
- Os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de eventuais reclamações sobre questões éticas sobre algum trabalho publicado.
- As decisões dos Editores serão tomadas sem influências, seja de eventuais receitas ou outras.
- A revista está disposta a publicar retratações, correções ou esclarecimentos, quando necessário.
A Revista de Graduação USP (Grad+) se orienta pelas diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) https://publicationethics.org/guidance/Guidelines) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código consulte o texto original em inglês https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf.
Boas Práticas aplicadas aos Editores:
- Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre os artigos submetidos à revista e que devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais, violação de direitos autorais e plágio.
- Transparência e respeito: os editores devem encaminhar e acompanhar o processo avaliativo dos manuscritos submetidos, bem com a decisão de publicá-los ou não, sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores. Não serão aceitas expressões que caracterizem preconceito na escrita dos artigos ou que incentivem a violência e a negação dos direitos humanos.
- Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
- Divulgação e conflitos de interesse: se o artigo ou seu conteúdo gerar dúvidas quando a potenciais conflitos de interesse, será solicitado ao(s) autor(es) declarar de forma escrita que não foram omitidas informações sobre eventuais relações comerciais, formas de financiamento ou vinculação institucional. Os editores podem se recusar a avaliar manuscritos que apresentem conflitos de interesse, por questões colaborativas, competitivas ou de proximidade. Se necessário, o editor poderá designar um editor específico e isento para cuidar do processo editorial de determinado artigo.
- Envolvimento e cooperação em investigações: os editores se comprometem a tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações quanto às questões éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
- Responsabilidade editorial: os editores se responsabilizam por tratar os manuscritos como documentos confidenciais e a preservar a identidade dos pareceristas durante o processo, assegurando a lisura do processo avaliativo.
Boas Práticas aplicadas aos Revisores:
- Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais; portanto, os revisores se comprometem a não divulgar quaisquer informações sobre o manuscrito com terceiros e, principalmente, com os interessados.
- Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e a não utilizar em proveito pessoal, as ideias ou dados obtidos por meio da leitura e avaliação dos manuscritos.
- Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como cabe ao seu processo de análise informar aos editores qualquer fonte diferente da informada; qualquer semelhança ou sobreposição do texto em análise e outro e fontes não confiáveis que sejam de seu conhecimento.
Boas Práticas aplicadas aos Autores:
- Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais; o uso de imagens e trechos de outros trabalhos devem ter a devida autoria e serem devidamente citados no artigo. O uso de fotos deve dar os devidos créditos a quem tirou. O plágio é antiético e inaceitável na publicação.
- Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Não se coloca número mínimo de autores para publicação, mas artigos com diversos autores podem suscitar dúvidas quanto à participação de todos.
Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. Ao aceitar o artigo, a revista entende que estes cuidados foram tomados no envio, estando estes sob responsabilidade do autor principal. - Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não devem publicar manuscritos que apresentem essencialmente o mesmo conteúdo em mais de um periódico. O autoplágio não é aceito. Publicações de mesmo conteúdo do autor em diferentes veículos conferem má conduta.
- Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, pois o trabalho de outros autores deve ser sempre reconhecido. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser evitadas e utilizadas caso estritamente necessário apenas com a permissão explícita por escrito da fonte, que deve ficar em posse do(s) autor(es) e apresentá-la, se solicitado. Caso faça uso de banco de dados prontos ou de terceiros, cabe ao(s) autor(es) averiguar sua procedência e validade.
- Erros em trabalhos publicados: caso ocorra erro detectado pelos autores, considerado significativo, ou identifique imprecisão em seu artigo publicado, é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do artigo.
- Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade do(s) autor(es) informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.
- Comitês de ética: é desejável apresentar o número do processo de aprovação em Comitê de Ética no corpo ou rodapé do artigo. A necessidade de apreciação por Comitê depende do escopo do trabalho, sendo altamente recomendado quando se tratar de pesquisa.