A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E O COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74142Palabras clave:
Educação, Proposta Curricular e Cotidiano escolarResumen
Os baixos índices do desempenho educacional aliado às exigências de melhoria e da universalização do ensino, realizadas pelos órgãos e instituições internacionais, são os elementos norteadores da política pública de educação do Estado de São Paulo. O discurso do governo destaca o professor como o principal responsável pelo baixo rendimento, atrelando este à má formação e ao descompromisso desses profissionais. Essa visão reduz a problemática educacional a um elemento, enquanto na verdade várias pesquisas desenvolvidas já concluíram que esta problemática é resultado de fatores externos e internos da escola. Seguindo sua linha de raciocínio, o Governo do Estado de São Paulo implementou uma Proposta Curricular, a qual na prática impossibilita a sala de aula como lugar de criação.
Descargas
Referencias
EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1989.
LEFEBVRE, Henri. La production de l’espace. Paris: Éditions Anthropos, 1974.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Brasil 2000: nova divisão de trabalho na educação. 2ed. São Paulo: Xamã, 2000.
PONTUSCHKA , Nídia Nacib. Geografia, representações sociais e escola pública. In: Terra Livre: Geografia Política e cidadania. n. 15. ano 2000. AGB págs 145-154.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETAR IA DA EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: geografia, ensino fundamental – 5ª série, 2º bimestre/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe: Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Célia Corrêa de Araújo, Sérgio Adas, Angela Corrêa da Silva. – São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETAR IA DA EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: geografia, ensino fundamental – 5ª série, 3º bimestre/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe: Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Célia Corrêa de Araújo, Sérgio Adas, Angela Corrêa da Silva. – São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETAR IA DA EDUCAÇÃO. Caderno do Professor: geografia, ensino fundamental – 5ª série, 4º bimestre/Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe: Jaime Tadeu Oliva, Raul Borges Guimarães, Regina Célia Corrêa de Araújo, Sérgio Adas, Angela Corrêa da Silva. – São Paulo: SEE, 2008.
SÃO PAULO (ESTADO) SECRETAR IA DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Geografia. Coordenadora Maria Inês Fini. São Paulo: 2008.
SOUZA, D. T. R. A formação continuada de professores como estratégia fundamental para a melhoria da qualidade de ensino: uma reflexão crítica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n3, 2006.
UNESCO. Relatório de Monitoramento Global de EPT 2003/4: Educação para todos: gêneros e educação para todos: o salto para a igualdade. Tradução B&C Revisão de Textos S/C. Ltda. São Paulo: Moderna, 2004.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Sandra de Castro Pereira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publiquen en esta revista estarán de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo con una licencia de uso de atribución CC-BY, que permite distribuir, mezclar, adaptar y crear con base en su trabajo, siempre que sean respetados los derechos de autor, de la forma especificada por CS.
- Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales y por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citaciones del trabajo publicado (ver El efecto del acceso abierto).