Iniciativas de Jornalismo Independente no Brasil e Argentina

Autores

  • Daniela Osvald Ramos Universidade de São Paulo
  • Egle Müller Spinelli Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.104463

Palavras-chave:

comunicação, mídia, américa latina

Resumo

A rapidez das transformações tecnológicas altera os processos de se produzir e consumir jornalismo em diversos fluxos midiáticos digitais. Estas mudanças estão gerando uma situação de crise em muitas empresas de comunicação, resultando em demissões em massa.  Para reinventar novas frentes de trabalho fora das corporações midiáticas, jornalistas estão criando estratégias de negócio auto sustentáveis que reforcem os princípios investigativos da profissão ao informar sobre questões ligadas aos direitos dos cidadãos e tentar fortalecer a democracia na sociedade. Este artigo discorre sobre alguns  projetos empreendedores que exemplificam estes modelos no jornalismo tanto no Brasil, representados pela Agência Pública e Ponte,  como na Argentina, pelas iniciativas do El Puercoespín e Chequeado.

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Biografia do Autor

  • Daniela Osvald Ramos, Universidade de São Paulo

    Professora de Jornalismo Online e Laboratório de Jornalismo Impresso II no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) na USP.

  • Egle Müller Spinelli , Universidade Anhembi Morumbi

    Professora do curso de jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

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Publicado

2015-12-29 — Atualizado em 2025-01-31

Versões

Como Citar

Ramos, D. O., & Spinelli , E. M. . (2025). Iniciativas de Jornalismo Independente no Brasil e Argentina. Revista Extraprensa, 9(1), 114-123. https://doi.org/10.11606/extraprensa2015.104463 (Original work published 2015)