Produção e consumo cultural na pandemia da covid-19: novas perspectivas para um festival de teatro em Passos

Autores/as

  • Guilherme Vilela Viana Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rosangela Ferreira de Carvalho Borges Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185352

Palabras clave:

Arte, Comunicación, Producción, Consumo cultural, COVID-19

Resumen

Este artículo tiene como objetivo presentar cómo se constituye la relación entre la producción y consumo cultural en el Festival Nacional de Teatro de la Ciudad de Passos (FNTP), en el estado de Minas Gerais (Brasil), durante el año 2020. En este festival se produce un desplazamiento de las presentaciones de espectáculos desde la “plaza pública presencial” hacia una “plaza pública virtual”, en un proceso de producción, circulación y consumo cultural en plataformas virtuales, como YouTube, Instagram y Facebook, debido a la pandemia de la covid-19.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Guilherme Vilela Viana, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

  • Rosangela Ferreira de Carvalho Borges, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora em Ciências Sociais e Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidade de Coimbra. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Jornalismo e Editoração pela Universidade de Coimbra.

Referencias

ª MORTE por coronavírus fora da China é confirmada nas Filipinas. G1, Rio de Janeiro, 2 fev. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3e8HvH1. Acesso em: 28 abr. 2020.

º FESTIVAL de teatro de Passos tem a participação de 180 artistas nacionais. G1, Varginha, 15 jul. 2018. Disponível em: https://glo.bo/3h0Qudw. Acesso em: 23 abr. 2021.

APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília, DF: Editora UnB, 1993.

BRASIL tem 52 casos confirmados de novo coronavírus, aponta painel do Ministério da Saúde. G1, Rio de Janeiro, 11 mar. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3aVb2SD. Acesso em: 28 abr. 2021.

BRASIL tem média móvel de mortes por covid acima de 700 pelo segundo dia; total de óbitos chega a 195,4 mil. G1, Rio de Janeiro, 1 jan. 2021. Disponível em: https://glo.bo/3ontOts. Acesso em: 30 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jun. 2020.

CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de janeiro: Editora UFRJ, 1999.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Painel TIC: pesquisa web sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3kHHAVz. Acesso em: 20 jun. 2021.

CORÁ, Maria Amélia Jundurian. Reflexões acerca das culturas e das artes em tempo de pandemia. NAU Social, Salvador, v. 11, n. 21, p. 321-329, 2020.

CORRÊA, Elivelto. Por que a Lei Aldir Blanc tem baixa adesão? Entenda o auxílio para o setor cultural. Humanista, [s. l.], 2020. Disponível em: https://bit.ly/3nHHnBt. Acesso em: 22 abr. 2021

GIMENES, Erick. Câmara aprova lei “Aldir Blanc” para socorrer trabalhadores da cultura. Brasil de Fato, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3eTGhPc. Acesso em: 22 abr. 2021.

HERNÁNDEZ, Julienne López. Pensamiento, arte y cultura en tiempos de covid-19. ARTECONTEXTO, Madrid, n. 1, p. 34-39, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3i1tFYo. Acesso em: 20 abr. 2021

MA, Josephine. Coronavirus: China’s first confirmed COVID-19 case traced back to november 17. South China Morning Post, Hong Kong, 13 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2PFLLEm. Acesso em: 28 abr. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

PASSOS recebe o 1º Festival Nacional de Teatro com 22 grupos de todo o país. G1, Varginha, 11 jun. 2017. Disponível em: https://glo.bo/3zZ2N2I. Acesso em: 23 abr. 2021.

PESQUISA feita em todo o território nacional apresenta os impactos da pandemia nos setores cultural e criativo. Unesco, Brasília, DF, 7 dez. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3tbx6Pc. Acesso em: 24 abr. 2021.

POR QUE o coronavírus agora se chama covid-19 e como esses nomes são criados? BBC News, São Paulo, 11 fev. 2020. Disponível em: https://bbc.in/335zSur. Acesso em: 24 abr. 2020.

PRADO, Carol. 8 das 10 lives mais vistas em 2020 são brasileiras; Marília Mendonça ganha de BTS e Andrea Bocelli. G1, Rio de Janeiro, 2 dez. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3zyYnyd. Acesso em: 24 set. 2021.

Publicado

2021-11-23

Número

Sección

Dossiê: Gestão cultural para a próxima década

Cómo citar

Viana, G. V., & Borges, R. F. de C. (2021). Produção e consumo cultural na pandemia da covid-19: novas perspectivas para um festival de teatro em Passos. Revista Extraprensa, 14(2), 364-377. https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.185352