Pedagogias do Sul: contos africanos como prática educacional decolonial
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2024.216117Palavras-chave:
Contos, Cultura, Decolonialidade, Educação, PedagogiaResumo
Os contos africanos como objeto de estudo apresentam a relação entre educ(ação) e cultura, numa perspevtiva decolonial. Enquanto elementos culturais e pedagógicos, mostram que os atos de ensinar e aprender são ligados à vida de um povo, à sua cultura e à sua contemporaneidade, ocupando-se em ensinar a viver. Estas historinhas, colocando no npalco homens e animais, permitem um diálogo multi-inter-trans-disciplinar. O ensinamento é colocado em cena pelas mímicas, interjeções, cantos, modulações de voz. Ainda que herdeiro de práticas educativas coloniais/eurocêntricas, apresentam novos paradigmas educativos, cuja apredizagem é relacionada ao viver concreto. Acrescenta-se a didática do contador, tornando-se instrumento pedagógico que, na prática, reúne artes orais e gestuais. Enquanto prática educativa, une educação e cultura, permintido que dialoguem na busca da mesma finalidade humanizante da vida social/cultural/econômica. Não há educ(ação) sem cultura e não há cultura sem educ(ação).
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