Capitalismo e a mídia: economia, moral, bem-estar e capacidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2021.189152Palavras-chave:
Capitalismo e meios de comunicação, Economia moral, Capacidades, Bem-estar, FlorescimentoResumo
O objetivo deste artigo é contribuir para a renovação da maneira como os meios de comunicação e a cultura são considerados sob o capitalismo, procurando bases normativas sólidas para a crítica através de vários elementos compatíveis: economia moral, bem-estar entendido como florescimento, abordagem das capacidades de Sen e Nussbaum, e o valor da cultura. As questões normativas e conceptuais relativas ao capitalismo, aos meios de comunicação social e à cultura não têm recebido a atenção devida, e abordagens de economia moral podem ajudar a preencher esta lacuna, baseadas numa ética rica e crítica da economia e da sociedade, compatível com a melhor economia política. O artigo delineia a abordagem das capacidades, analisa suas raras aplicações aos meios de comunicação e à cultura e explica como estas aplicações podem ser construídas, desenvolvendo o trabalho de Nussbaum de forma a contribuir para o florescimento das pessoas, fundamentando a crítica numa compreensão do valor potencial dos meio de comunicação e da cultura.
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