O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural

Autori

  • Paula Julianna Chaves Pinto Universidade de Fortaleza
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95

Abstract

Este artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans, problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função "educativa" exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf acaba permitindo o acesso absoluto de Hans à mãe, acentuando seu fracasso enquanto agente da castração.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2016-04-01

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Pinto, P. J. C., & Lima, M. C. P. (2016). O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural . Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 21(1), 80-95. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95