O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural

Auteurs

  • Paula Julianna Chaves Pinto Universidade de Fortaleza
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95

Résumé

Este artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans, problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função "educativa" exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf acaba permitindo o acesso absoluto de Hans à mãe, acentuando seu fracasso enquanto agente da castração.

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Publiée

2016-04-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Pinto, P. J. C., & Lima, M. C. P. (2016). O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 21(1), 80-95. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95