I am Sam: deficiência mental e relação com o saber

Auteurs

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto; Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p279-296

Résumé

O filme I am Sam trata da deficiência mental e das representações sociais que a envolvem. Inicialmente, o artigo pretende apresentar a definição de deficiência mental em uma perspectiva universal e cotejar a diferença entre deficiência mental, debilidade e fracasso escolar na perspectiva da psicanálise, considerando a relação da criança com o saber. Usar do cinema e da filmografia disponível para interrogar diagnósticos fixos e segregadores, que excluem o sujeito e sua relação com o saber, é o objetivo deste trabalho.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2013-08-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Psicanálise, educação e cinema

Comment citer

Diniz, M. (2013). I am Sam: deficiência mental e relação com o saber . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 18(2), 279-296. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p279-296