A instância da letra na leitura

Auteurs

  • Elaine Milmann

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v8i14p30-49

Mots-clés :

Leitura, Psicose, Sentido, Letra, Clínica psicopedagógica, Educação

Résumé

A instância da letra na leitura refere-se ao transbordamento pela subjetivação psicótica no texto. O trabalho é desenvolvido a partir da experiência da clínica psicopedagógica numa equipe interdisciplinar e na escola, propondo um diálogo entre a psicanálise e a educação. Acompanhando-se várias situações de leitura, surge a hipótese de que, com os atos de leitura, é possível situar a singularidade da subjetividade psicótica nas suas relações com o sentido. Isso poderia ser analisado do ponto de vista dos fenômenos de linguagem que aparecem quando o leitor fala sobre o texto lido. Também seria possível atestar a incidência da letra no desenrolar do enodamento borromeano sobre os três registros, RSI. Procurando demonstrar a singularidade da relação da psicose com o campo do sentido, apresentam-se situações de leitura de um menino com este diagnóstico e faz-se uma análise do material colhido a partir das leituras realizadas.

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Publiée

2003-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Milmann, E. (2003). A instância da letra na leitura. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 8(14), 30-49. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v8i14p30-49