Para uma antropologia clínica do encontro pedagógico

Auteurs

  • Françoise Hatchuel Universidade Paris X
  • Inesita Machado Universidade Paris X

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p68-81

Mots-clés :

Interações, Encontro pedagógico, Perspectiva antropológica, Abordagem clínica, Autonomia, Relação com o saber

Résumé

A partir de diferentes pesquisas em torno da relação com o saber dos alunos e das interações professor/aluno, a autora focaliza aqui a noção do encontro pedagógico, isto é, de encontro em torno de um saber a ser adquirido num dado momento, de vários indivíduos portadores, cada um, de uma história e de uma vivência que os conduz a interpretar, em termos de expectativas e esperanças, as informações recebidas do outro. Numa dupla perspectiva de pesquisa e de formação, ela se esforça, por um lado, em identificar alguns indicadores do modo como se negocia esse encontro e, por outro, em compreender o que poderia facilitá-lo.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2005-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Hatchuel, F., & Machado, I. (2005). Para uma antropologia clínica do encontro pedagógico. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 10(18), 68-81. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v10i18p68-81