Adolescent and expressions of school discontent: cases study
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p548-572Mots-clés :
education, psychoanalysis, adolescence, discontent, case studyRésumé
The article aims to present a study based on two adolescents’ cases both forwarded from school to a psychiatry service. The research makes a link between psychoanalysis and educational areas. Methodology used is research-intervention, which allowed us to classify the material collected in 2013 and 2014 in order to analyze their results, that have been listed into thematic categories and subcategories extracted from the adolescents’ speeches. In conclusion, the challenges in education are produced by multiple factors, not only individual ones, which juxtaposes contemporary logic of educational problems medicalization##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.