Escuela remota ¿cómo resistir la domesticación de la experiencia escolar?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i1p58-67Palabras clave:
Educación, Escuela, Familia, Escuela remota, Educación a distanciaResumen
Dado el contexto crítico de la pandemia COVID-19 y sus efectos en las prácticas educativas, este artículo tiene por objeto recuperar aspectos fundamentales de la experiencia escolar. Establece una comprensión de la escuela como espacio y tiempo de transición entre las esferas privada y pública; como forma de separación del orden productivo y como mamparo frente al universo familiar. A partir de estas definiciones, señala que la dilución de fronteras entre el hogar y el mundo dificulta que la escuela opere como un espacio-tiempo de alternancia en relación con la familia. Y ante las restricciones causadas por el necesario distanciamiento social, cuestiona posibles consecuencias de la virtualidad impuesta por las prácticas de la educación remota, especialmente en lo que se refiere al riesgo de una domesticación de la escuela.
Descargas
Referencias
Arendt, H. (2007). Entre o passado e o futuro (M. W. Barbosa, trad.). São Paulo, SP: Editora Perspectiva.
Arendt, H. (2016). A condição humana (R. Raposo, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Azanha, J. M. P. (1978). Alain ou a pedagogia da dificuldade? In Alain, Reflexões sobre a educação (M. E. Mascarenhas, trad., pp. VII-XIX). São Paulo: Saraiva.
Batista, D. E. (2012). O declínio da transmissão na educação: notas psicanalíticas. São Paulo, SP: Annablume; Fapesp.
Birman, J. (2017). A problemática do Narcisismo na contemporaneidade. In M. R. Pereira (Org.), Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com “isso”? (pp. 12-31). Belo Horizonte, MG: Scriptum.
Carvalho, J. S. F. (2013). Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre, RS: Penso.
Dunker, C. (2020). Paixão da ignorância. São Paulo: Editora Contracorrente.
Freud, S. (1996). Sobre o narcisismo: uma introdução. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 14, pp. 77-113). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1914).
Lajonquière, L. (1999). Infância e ilusão (psico)pedagógica: escritos de psicanálise e educação. São Paulo, SP: Vozes.
Larrosa, J. (2018). Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor (C. Antunes, trad.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Masschelein, J., & Simons, M. (2014). Em defesa da escola: uma questão pública (C. Antunes, trad.). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Rancière, J. (1988). Ecole, production, égalité. In X. Renou, L'école de la démocratie (pp. 2-13). Paris: Edilig, Fondation Diderot.
Voltolini, R. (2011). Educação e psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
Zelmanovich, P. (2014). A equação família-escola: entre o reenvio da importância e a dialética alienação e separação. In R. Voltolini (Org.), Retratos do mal-estar contemporâneo na educação (pp. 181-194). São Paulo, SP: Escuta/Fapesp.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Janaina Klinko, José Sérgio Fonseca de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.