Understanding the subjectivity of adolescents received in the institut médico-éducatif: interests, limits and perspectives on clinical psychology tools
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i3p639-656Keywords:
research practice, intellectual disability, subjectivity, clinical psychology, adolescentsAbstract
To get interested by people’s subjective point of view as part of the research in clinical psychology includes indisputable ethical issues. There is also the question of which tools allow, at best, to understand them when treated individuals have cognitive limitations. This study proposes a discussion about the interests and limits of the clinical psychology’s tools to capture, in the most meticulous aspect, the people’s singular and subjective representations, from the illustration of a doctoral study done with adolescents received in a specialized environmentDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.