Emancipação e protagonismo por um olhar semiótico: racismo, antirracismo e a negação de direitos à juventude negra no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.218948

Palavras-chave:

Semiótica narrativa, Juventude, Racismo, Interação, Protagonismo

Resumo

Este artigo analisa fenômenos ligados à emancipação, ao protagonismo social e às pautas do racismo e antirracismo na sociedade brasileira contemporânea, vistos desde uma perspectiva semiótica e com foco especial no estudo da juventude. Com Almeida (2021), acreditamos que o racismo não é apenas expresso por meio de ações individuais, e sim fruto de uma complexa rede de influências e mecanismos econômicos, políticos e sociais. Abordamos obras de pensadores contemporâneos que têm obtido cada vez mais destaque e prestígio no debate público e observamos o duro fenômeno da violência contra a juventude negra no Brasil. Nossa abordagem experimenta a operacionalidade de conceitos da Teoria Semiótica contemporânea no que tange à análise das manifestações de racismo propostas pelos autores. As conclusões apontam na direção da aplicação de conceitos da Teoria dos Regimes de Interação, extraída da Sociossemiótica de Landowski (2014), no que concerne especificamente ao trabalho sobre os assuntos observados.

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Biografia do Autor

  • Daniel Carmona Leite, Universidade de São Paulo

    Doutor em Semiótica pelo Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da Faculdade de Letras da USP (FFLCH-USP, 2019). Desenvolveu Mestrado em Semiótica pela FFLCH-USP (2015). Bacharel e licenciado em Letras Português/Espanhol pela USP (2010). É membro do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (GES-USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-08-29

Edição

Seção

VI. SEMIÓTICA DO DIREITO, EMANCIPAÇÕES E CIDADANIA: lutas e perspectivas

Como Citar

Leite, D. C. (2024). Emancipação e protagonismo por um olhar semiótico: racismo, antirracismo e a negação de direitos à juventude negra no Brasil. Estudos Semióticos, 20(2), 191-208. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2024.218948