Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos

Autores

  • Ana Carolina Ramos Universidade Estadual de Campinas
  • Oswaldo Gonçalves Junior Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037

Palavras-chave:

Abandono escolar, Evasão escolar, Intersetorialidade, Adolescência, Políticas públicas

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e268037. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037