Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037Palavras-chave:
Abandono escolar, Evasão escolar, Intersetorialidade, Adolescência, Políticas públicasResumo
Este artigo buscou refletir sobre as concepções relativas ao abandono e à evasão escolar por parte de agentes públicos que atuam junto à população juvenil num município de porte médio do interior paulista. Visou-se também dar voz aos beneficiários dessas políticas públicas para conhecer suas realidades e perspectivas sobre suas vivências. Para tanto, foram realizadas dezesseis entrevistas com educadores e profissionais da rede de proteção, dois jovens que passaram pela situação de abandono/evasão e a mãe de um deles. Como referencial analítico foi utilizada a abordagem hermenêutico-dialética. Em relação aos resultados, observou-se que se trata de um problema complexo, com diversos fatores pertencentes às dimensões escolar, socioeconômica, familiar e da singularidade do adolescente, que se entrelaçam e dificultam sua resolução, trazendo a vulnerabilidade social como contexto de risco para o fenômeno. Verificou-se também diferenças nos sentidos atribuídos pelos atores institucionais para as mesmas categorias, o que pode ampliar a compreensão sobre o tema, mas também sugerir divergências nos olhares, tornando as práticas intersetoriais no enfrentamento do problema um desafio.
Downloads
Referências
ABRAMO, Helena Wendel; VENTURI, Gustavo; CORROCHANO, Maria Carla. Estudar e trabalhar: um olhar qualitativo sobre uma complexa combinação nas trajetórias juvenis. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 523-542, 2020.
ALVES, Fátima; ORTIGÃO, Isabel; FRANCO, Creso. Origem social e risco de repetência: interação raça-capital econômico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 161-180, 2007.
ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro de. A saúde e o dilema da intersetorialidade. 2004. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
BAHLS, Flávio Rocha Campos; INGBERMANN, Yara Kuperstain. Desenvolvimento escolar e abuso de drogas na adolescência. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 4, p. 395-402, 2005.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, ano 128, n. 135, p. 1, 16 jul. 1990.
CALADO, Maria da Glória. Escola e enfrentamento do racismo: as experiências das professoras ganhadoras do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
CARDOSO, Monique Fonseca; BATISTA-DOS-SANTOS, Ana Cristina; ALLOUFA, Jomária Mata de Lima. Sujeito, linguagem, ideologia, mundo: técnica hermenêutico-dialética para análise de dados qualitativos de estudos críticos em administração. Faces Journal, Belo Horizonte, v. 14, n. 2 p. 74-93. 2015.
CARDOSO, Priscila Carla; FONSECA, Débora Cristina. Adolescentes autores de atos infracionais: dificuldades de acesso e permanência na escola. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 31, e190283, 2019.
CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, e00101417, 2018.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MARINHO, Andreia Cidade; OLIVEIRA, Viviane Netto Medeiros de. Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, p. 1439-1454, 2015. Edição especial.
CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, Campinas, n. 22, p. 247-290, 2016.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p.47-63, 1996.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013. (Docência em formação: saberes pedagógicos).
CHIARI, Antônio Paulo Gomes et al. Rede intersetorial do Programa Saúde na Escola: sujeitos, percepções e práticas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 5, e00104217, 2018.
FELIPE, Sione Maschio; BENEVENUTTI, Zilma Sansão. Dificuldade de aprendizagem. Revista Maiêutica Pedagogia, Indaial, v. 1, n. 1, p. 61-64, 2013.
FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída? Fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em Ribeirão das Neves, MG. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, e164208, 2017.
FREITAS, Luiz Carlos. Avaliação: para além da “forma escola”. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n. 35, p. 89-99, 2010.
FRITSCH, Rosangela et al. Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 27, n. 104, p. 543-567, 2019.
GONSALVES, Aghata Karoliny Ribeiro; ANDION, Maria Carolina Martinez. Ação pública e inovação social: uma análise do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Florianópolis-SC. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 26, n. 89, p. 221-248, 2019.
HONDA, Kátia Morinaga. Um estudo sobre determinantes do atraso escolar. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
LISBOA Carolina; BRAGA, Luiza de Lima; EBERT, Guilherme. O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, São Leopoldo, v. 2, n. 1, p. 59-71, 2009.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
NERI, Marcelo. O tempo de permanência na escola e as motivações dos sem-escola. Rio de Janeiro: CPS/FGV, 2009.
OIT. Organização Internacional do Trabalho. C182 – Convenção sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata Para sua Eliminação. Brasília, DF: OIT, 2001.
PIGOZI, Pamela Lamarca; MACHADO, Ana Lúcia. Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3509-3522, 2015.
RAMOS, Ana Carolina. Abandono e evasão escolar de adolescentes: problema para uma rede (integrada) de proteção. 2021. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) – Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira, 2021.
REIS, Diego dos Santos; CALADO, Maria da Glória. Diálogos possíveis entre educação antirracista e decolonial: vozes insurgentes, pedagogias críticas e a Lei 10.639/03. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 1-14, 2020.
SALATA, André. Razões da evasão: abandono escolar entre jovens no Brasil. Intersecções, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 99-128, 2019.
SANTOS, Mariana Cristina Silva et al. Programa Bolsa Família e indicadores educacionais em crianças, adolescentes e escolas no Brasil: revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 6, p. 2233-2247, 2019.
SCHENKER, Miriam; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Fatores de risco e de proteção para o uso de drogas na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 707-717, 2005.
SERAFIM, Milena Pavan Serafim; DIAS, Rafael de Brito. Análise de política: uma revisão da literatura. Cadernos Gestão Social, Salvador, v. 3, p. 121-134, 2012.
SILVA, Francisco Cláudio de Sousa. A evasão escolar de jovens do ensino médio em uma escola pública de Itaituba/Pará. 2005. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
SILVA, Patricia Borges Coutinho da; REZENDE, Nayane Caldeira; QUARESMA, Teresa Cristina Correia. Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Médio em 15 anos (1999 e 2014). Ensaio, Rio de Janeiro, v. 24, n. 91, p. 445-476, 2016.
SOARES, Tufi Machado et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, 2015.
TAVARES JÚNIOR, Fernando; SANTOS, Joan Rosa dos; MACIEL, Maurício de Souza. Análise da evasão no sistema educacional brasileiro. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 6, n. 1, p. 73-92, 2020.
TERUEL GUERRA, Erica; MEIRELLES TODELO CRUZ, Maria do Carmo. Intersetorialidade e políticas públicas para as juventudes: contribuições de produções acadêmicas. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 28, e84619, 2022.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. 6° relatório bimestral de execução orçamentária do ministério da educação (MEC): consolidado do exercício de 2020. Brasília, DF: MEC, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.