Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco

Autores

  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por

Palavras-chave:

Programa de educação fundamental, Unesco, Alfabetização funcional, Políticas internacionais

Resumo

Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.

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Publicado

2024-02-21

Como Citar

Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e265044. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por