Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias

Autores/as

  • Andreia Gouveia Universidade Portucalense
  • António Neto-Mendes Universidade de Aveiro
  • Leonor Lima Torres Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273908

Palabras clave:

Exames nacionais, Resultados escolares, Rankings, Explicações, Apoios pedagógicos

Resumen

Ao longo dos últimos tempos, foi-se instalando entre nós uma espécie de império da performance que move decisores políticos, gestores escolares, professores e as próprias famílias. O sucesso do modelo parece assentar no exame apresentado como expoente máximo da gramática escolar, aquele que garante a objetividade e o rigor, nas palavras dos seus defensores. Este trabalho retoma a discussão de alguns dados recolhidos no âmbito de uma tese de doutoramento (Gouveia, 2017 ) que procurou conhecer as estratégias desenvolvidas em Portugal no seio das escolas (também impulsionadas pelas famílias) para aprimorarem as suas possibilidades de sucesso num contexto marcado pela agenda da avaliação em várias escalas (local, nacional e internacional). Dessa forma, mobilizamos múltiplos pontos de vista e diferentes perspetivas de análise dos principais intervenientes no nosso estudo de casos múltiplos: os alunos (Estudo 1 – inquéritos por questionário, n=691); os diretores dos agrupamentos de escolas 6 /colégios (Estudo 2 – entrevistas, n=10); e os diretores dos centros de explicações 7 (Estudo 3 – entrevistas, n=4). Os principais resultados obtidos permitiram verificar que: i) os exames nacionais ocupam um lugar central na preocupação de escolas, alunos e suas famílias; ii) alimentam um mercado paralelo de explicações que leva muitas vezes à não frequência pelos alunos a apoios pedagógicos oferecidos pelas escolas; iii) a existência de exames nacionais tem influência no modo de organização do trabalho pedagógico e na ação dos professores.

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Biografía del autor/a

  • Andreia Gouveia, Universidade Portucalense

    Andreia Gouveia é professora auxiliar do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense e perita externa da inspeção geral da educação e ciência em Portugal.

    Universidade Portucalense, Porto, Portugal. 

     

  • António Neto-Mendes , Universidade de Aveiro

    António Neto-Mendes é professor associado do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e Investigador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É membro do Conselho Nacional de Educação em Portugal.

    Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. 

     

  • Leonor Lima Torres, Universidade do Minho

    Leonor Lima Torres é professora associada com agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, sendo atualmente diretora e investigadora do Centro de Investigação em Educação.

    CIEd, Universidade do Minho, Braga, Portugal. 

     

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Publicado

2024-10-11

Cómo citar

Exames nacionais: efeitos sobre escolas, alunos e famílias. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e273908. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273908