Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial

Autores/as

  • Giselle de Morais Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Giselle Martins dos Santos Ferreira Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jaciara de Sá Carvalho Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por

Resumen

Os discursos em torno da tecnologia têm sido marcados por juízos de valor dicotômicos, ainda que predominantemente otimistas, sobre o lugar desses artefatos em contextos educacionais. Na própria academia, parece apostar-se, com frequência, em artefatos digitais como solução de problemas da educação que são, de fato, complexos e historicamente enraizados. Este artigo parte de um questionamento acerca dos discursos em torno das tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA): estariam os velhos discursos - fundamentados na naturalização da tecnologia - sendo reproduzidos? Com base em uma revisão de literatura acadêmica sobre a IA na educação, realizada no escopo de um projeto mais amplo em andamento, o texto apresenta um panorama dos principais pontos de discussão levantados nos últimos cinco anos na área da educação. Por um lado, parece haver grande entusiasmo com a IA e suas promessas; por outro, destacam-se preocupações com a profissão docente - em um extremo, com a substituição do professor pela máquina, um temor que também não é novo. Contudo, nosso recorte sugere que, para além de um otimismo ou pessimismo exacerbados, estão em pauta importantes considerações, fundamentadas em teorização aprofundada e estudos com empiria de campo sólida, que podem abrir caminhos outros que o desenvolvimento e aceitação de tecnologias em perspectivas meramente solucionistas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALDOSARI, Share Aiyed. The future of higher education in the light of artificial intelligence transformations. International Journal of Higher Education, v. 9, n. 3, p. 145-151, 2020. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1248453.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1248453.pdf

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARRETO, Raquel Goulart. Objetos como sujeitos: o deslocamento radical. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (org.) Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES/UNESA, 2017, p. 124-142. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/3MpSehW Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://bit.ly/3MpSehW

BOURDIEU, Pierre. Algumas propriedades dos campos. In: BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Petrópolis: Vozes, 2019. p. 109-115.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, DF, v. 57, n. 5, p. 611-614. 2004. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf⟨=pt Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.scielo.br/j/reben/a/wBbjs9fZBDrM3c3x4bDd3rc/?format=pdf⟨=pt

CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; LASTÓRIA, Luiz Antônio Calmon Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, Campinas, v. 31, ed. 20180105, 2020. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/RMMLt3y3cwPs9f4cztTtMSv/?lang=pt Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.scielo.br/j/pp/a/RMMLt3y3cwPs9f4cztTtMSv/?lang=pt

CARVALHO, Jaciara de Sá; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Rótulos e abordagens de pesquisa em educação e tecnologia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. 59, p. 219-234, 2019. Disponível em: Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43237 Acesso em: 08 abr. 2023.

» https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43237

CHASSIGNOL, Maud et al. Artificial Intelligence trends in education: a narrative overview. Procedia Computer Science, v. 136, p. 16-24, 2018.

COELHO, Heitor. The robot take-over: reflections on the meaning of automated education. Education Policy Analysis Archives, v. 26, n. 115, p. 1-16, 2018. Disponível em: Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3863/2128 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/3863/2128

CRAWFORD, Kate. Atlas of AI. New Haven: Yale University Press, 2021.

DAVIES, Huw Cathan; EYNON, Rebecca; SALVESON, Cory. The Mobilisation of AI in education: A bourdieusean field analysis. Sociology, v. 55, n. 3, p. 539-60, 2021. Disponível em: Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/0038038520967888 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/0038038520967888

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; LEMGRUBER, Márcio Silveira. Tecnologias educacionais como ferramentas: considerações críticas acerca de uma metáfora fundamental. Education Policy Analysis Archives , v. 26, p. 1-16, 2018. Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3864 Acesso em: 06 abr. 2023.

» http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3864

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; LEMGRUBER, Márcio Silveira; CABRERA, Thiago Leite. From didachography to AI: metaphors teaching is automated by. Journal of Interactive Media in Education, v. 2023, n. 1, p. 1-13, 2023. Disponível em: Disponível em: https://bit.ly/3KFhX4D Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://bit.ly/3KFhX4D

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos et al. Metaphors we’re colonised by? The case of data-based technologies in Brazil. Learning, Media and Technology, London, v. 45, n. 1, p. 46-60, 2020.

FLORES, Fernando Alain Incio et al. Inteligencia artificial en educación: una revisión de la literatura en revistas científicas internacionales. Revista de Investigación Apuntes Universitarios, v. 2, n. 1, p. 353-372, 2022. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.17162/au.v12i1.974 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://doi.org/10.17162/au.v12i1.974

GALLAGHER, Michael; BREINES, Markus. Unpacking the hidden curricula in educational automation: A methodology for ethical praxis. Postdigital Science and Education, n. 5, p. 56-76, 2023. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-022-00342-z Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-022-00342-z

GATTI, Francielle Nogueira. Educação básica e inteligência artificial: perspectivas, contribuições e desafios. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) -Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GRAY, Sandra Leaton. Artificial intelligence in schools: Towards a democratic future. London Review of Education, London, v. 18, n. 2, p. 163-177, 2020. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1297439.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1297439.pdf

HINOJO-LUCENA, Francisco-Javier et al. Artificial intelligence in higher education: A bibliometric study on its impact in the scientific literature. Education Sciences, v. 9, n. 51, p. 1-9, 2019. Disponível em: Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/51 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.mdpi.com/2227-7102/9/1/51

LUCKIN, Rosemary; CUKUROVA, Mutlu. Designing educational technologies in the age of AI: A learning sciences-driven approach. British Journal of Educational Technology, London, v. 50, n. 6, p. 2824-2838, 2019.

MA, Wenting et al. Intelligent tutoring systems and learning outcomes: a meta-analysis. Journal of Educational Psychology, v. 106, n. 4, p. 901-918, 2014. Disponível em: Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0037123 Acesso em 10 set. 2023.

» https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0037123

MOROZOV, Evgeny. To save everything, click here: the folly of technological solutionism. Nova York: Public Affairs, 2013.

NAGRO, Shimaa Abdullah. The role of artificial intelligence techniques in improving the behavior and practices of faculty members when switching to elearning in light of the Covid-19 crisis. International Journal of Education and Practice, v. 9, n. 4, p. 687-714, 2021. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1329070.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1329070.pdf

NAZARETSKY, Tanya et al. Teachers’ trust in AI-powered educational technology and a professional development program to improve it. British Journal of Educational Technology , v. 53, p. 914-931, 2022. Disponível em: Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjet.13232 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjet.13232

NILSSON, Nils John. The quest for artificial intelligence: A history of ideas and achievements. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

O’NEILL, Cathy. Weapons of math destruction. Nova York: Broadway Books, 2016.

PARREIRA, Artur; LEHMANN, Lúcia; OLIVEIRA, Mariana. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 29, n. 113, p. 975-999, out./dez. 2021. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/ Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.scielo.br/j/ensaio/a/nM9Rk8swvtDvwWNrKCZtjGn/

RENZ, André; HILBIG, Romy. Prerequisites for artificial intelligence in further education: identification of drivers, barriers, and business models of educational technology companies. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n. 14, 2020. Disponível em: Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-020-00193-3 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-020-00193-3

SANTOS, Sanval Ebert de Freitas; FREITAS JORGE, Eduardo Manuel; WINKLER, Ingrid. Inteligência artificial e virtualização em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: desafios e perspectivas tecnológicas. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 23, n. 1, p. 2-19, 2021. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656150/26123 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656150/26123

SELWYN, Neil. Distrusting educational technology: critical questions for changing times. New York: Routledge, 2014.

SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (org.). Educação e tecnologia: abordagens críticas . Rio de Janeiro: SESES/UNESA , 2017. p. 85-103. Disponível em: Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf Acesso em 19 dez. 2023.

» https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf

SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and concerns. London: Bloomsbury, 2011.

SELWYN, Neil et al. Digital technologies and the automation of education: key questions and concerns. Postdigital Science and Education , v. 5, p. 15-24, 2023b. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-021-00263-3 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-021-00263-3

SELWYN, Neil et al. Making sense of the digital automation of education. Postdigital Science and Education , v. 5, p. 1-14, 2023a. Disponível em: Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-022-00362-9 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-022-00362-9

SEREN, Mehmet; OZCAN, Zeynel Ersin. Post pandemic education: distance education to artificial intelligence based education. International Journal of Curriculum and Instruction, v. 13, n. 1, p. 212-225. 2021. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1285723.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1285723.pdf

TALAN, Tarik. Artificial intelligence in education: A bibliometric study. International Journal of Research in Education and Science, v. 7, n. 3, p. 822-837, 2021. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1308142.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1308142.pdf

VICARI, Rosa Maria. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no ensino. Estudos Avançados, São Paulo, v. 35, n. 101, p. 73-84, 2021. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=pdf⟨=pt Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.scielo.br/j/ea/a/VqyZbNzYfnCJ8s8Psft4jZf/?format=pdf⟨=pt

VIEIRA, Kadja Janaína Pereira. O avanço das empresas GAFAM na educação básica brasileira. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.

WANG, Dongqing et al. A problem solving oriented intelligent tutoring system to improve students’ acquisition of basic computer skills. Computer & Education, v. 81, p. 102-112, 2015. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131514002231 Acesso em 10 set. 2023.

» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131514002231

WANG, Shanyong et al. Participant or spectator? Comprehending the willingness of faculty to use intelligent tutoring systems in the artificial intelligence era. British Journal of Educational Technology , v. 51, n. 5, p. 1657-1673, 2020. Disponível em: Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12998 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bjet.12998

WATTERS, Audrey. Teaching machines: the history of personalized learning. Cambridge: MIT Press, 2021.

WILLIAMSON, Ben. Policy networks, performance metrics and platform markets: charting the expanding data infrastructure of higher education. British Journal of Educational Technology , v. 50, n. 6, p. 2794-2809, 2019. Disponível em: Disponível em: https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjet.12849 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/bjet.12849

WILLIAMSON, Ben; PYKETT, Jessica; NEMORIN, Selena. Biosocial spaces and neurocomputational governance: brain-based and brain targeted technologies in education. Discourse, v. 39, n. 2, p. 258-275, 2018. Disponível em: Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/01596306.2018.1394421?needAccess=true&role=button Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/01596306.2018.1394421?needAccess=true&role=button

WINNER, Langdon. Artefatos têm política? Analytica, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 195-218, 2017. Disponível em: 12527 (ufrj.br). Disponível em: Disponível em: 12527 (ufrj.br). Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/view/22470 Acesso em: 15 set. 2023.

» https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/view/22470

YANG, Xiaozhe. Accelerated Move for AI Education in China. Policy Review, v. 2, n. 3, p. 347-352, 2019. Disponível em: Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1230110.pdf Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1230110.pdf

ZAKHAROVA, Irina; JARKE, Juliane. Educational technologies as matters of care. Learning, Media and Technology , v. 47, n. 1, p. 95-108, 2022.

ZAWACKI-RICHTER, Olaf et al. Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education: where are the educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education , v. 16, n. 39, 2019, p. 1-27. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0

ZHAI, Xuesong et al. A review of artificial intelligence (AI) in education from 2010 to 2020. Complexity, Artigo 8812542, p. 1-18, 2021. Disponível em: Disponível em: https://doi.org/10.1155/2021/8812542 Acesso em: 06 abr. 2023.

» https://doi.org/10.1155/2021/8812542

Publicado

2024-07-26

Cómo citar

Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e273857. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por