Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portuga
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268752Palabras clave:
Práticas pedagógicas, Formação docente, Ensino superior, ProfessoresResumen
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa que discute a pluralidade de significados que podem caracterizar a pedagogia e o trabalho docente no ensino superior, explorando os possíveis efeitos de uma modalidade específica de formação de professores de ensino superior em Portugal. Ao reconhecer que a pedagogia não pode ser entendida como uma questão meramente técnica, implicando uma reflexão mais geral e ampla sobre o ensino superior, entendemos a ação docente no seu sentido ético, político e estético, explorando o sentido (ou falta dele) do que acontece em educação em detrimento de uma visão explicativa e normativa. Na análise dos portfólios individuais desenvolvidos pelos formandos no decorrer do curso, identificamos dois eixos que foram se configurando como fundamentais para pensar a forma como a proposta de formação impactou nos seus participantes no que diz respeito às questões pedagógicas: movimentos de transformação ao nível das concepções e das práticas; e a criação de dinâmicas de experimentação tanto no âmbito da formação como no contexto das práticas desenvolvidas nas instituições e nos quotidianos profissionais de cada um dos participantes. Cabe destacar que um dos aspectos mais interessantes da leitura e análise dos exercícios de escrita presentes nos portfólios reside, precisamente, na possibilidade de acompanhar esses movimentos de transformação e experimentação, e ainda o modo como a partir deles se constitui um espaço de estudo coletivo, uma comunidade de estudo. A partir da análise dos dois eixos referidos, damos conta da forma como essa dimensão coletiva da proposta de formação emerge dos relatos dos seus participantes.
Descargas
Referencias
ALMEIDA, Marta; VIANA, Joana; ALVES, Mariana Gaio. Exploring teaching conceptions and practices – a qualitative study with higher education teachers in Portugal. Studia Paedegogica, Brno, v. 27, n. 2, p. 35-53, 2022.
ALVES, Mariana Gaio. A (in)visibilidade do trabalho docente dos académicos. Techniques, Methodologies and Quality, Lisboa, s/n, p. 57-68, 2020. Número Especial – Processo de Bolonha.
BECKETT, Samuel. Wortward Ho. Lisboa: O independente, 1983.
BIESTA, Gert. Good education in an age of measurement: ethics, politics, democracy. London: Paradigm, 2010.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DIAS, Rosimeri. Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica. In: DIAS, Rosimeri; RODRIGUES, Heliana (org.). Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019. p. 13-36.
ESTRELA, Teresa. Notas sobre as possibilidades de construção de uma teoria da educação. In: BOAVIDA, João Boavida; GARCÍA, Ángel del Dujo (ed.). Teoria da educação: contributos ibéricos. Coimbra: Coimbra University Press, 2007. p. 71-108.
FOUCAULT, Michel. O enigma da revolta: entrevistas inéditas sobre a revolução iraniana. São Paulo: n-1, 2018. p. 102-142.
GONÇALVES, Teresa; AZEVEDO, Nair; ALVES, Mariana Gaio. Theorizing education: introducing a conversation. In: ALVES, Mariana Gaio; Azevedo, Nair Rios; Gonçalves, Teresa (ed.). Educational theory informing educational research: scenarios and lines of flight. Caparica: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, 2013. p. 5-21.
HANSON, Chad. Curriculum, Technology and higher education. Thought & Action, Washington, D.C., Fall, p. 71-79, 2008.
INGOLD, Tim. Anthropology and/as education. New York: Routledge, 2018.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte; São Paulo: Autêntica, 2014.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. The university as pedagogical form: public study, responsibility, mondialisation. In: RAMAEKERS, Stefan; HODGSON, Naomi (ed.). Past, present, and future possibilities for philosophy and history of education: finding space and time for research. London; New York: Springer, 2018. p. 47-61.
NÓVOA, António. Pedagogia do encontro. In: ALVES, Mariana Gaio (coord.). Pedagogia no ensino superior: a (in)visibilidade do trabalho docente. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2021. p. 29-48. (Forças de mudança em educação).
Ó, Jorge Ramos. Fazer a mão: por uma escrita inventiva na universidade. Lisboa: Saguão, 2019.
TRINDADE, Rui. O ensino superior como espaço de formação: do paradigma pedagógico da aprendizagem ao paradigma da comunicação. In: LEITE, Carlinda (org.). Sentidos da pedagogia no ensino superior. Porto: Livpsic, 2010. p. 75-98.
ZABALZA-BERAZA, Miguel. Redefinindo a pedagogia universitária: a difícil passagem do singular para o coletivo. In: ALVES, Mariana Gaio (coord.). Pedagogia no ensino superior: a (in)visibilidade do trabalho docente. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2021. p. 10-28. (Forças de mudança em educação).
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.