Promoção da visualização espacial com os softwares GeoGebra e Qubism 3D
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450275201enPalavras-chave:
Qubism 3d Modeling, Software de geometria dinâmica GeoGebra, Visualização espacial 3DResumo
A tecnologia tem impulsionado novas formas de ensino e de aprendizagem com aplicações adaptadas aos diversos recursos tecnológicos. Para a disciplina de Desenho Técnico e Geometria Descritiva, a tecnologia trouxe simulações computacionais que permitem a visualização de experiências em ambientes 2D e 3D. Em Moçambique, os professores adotam um método de ensino tradicional, sem a utilização de recursos tecnológicos, o que pode dificultar a compreensão dos conteúdos relacionados com a Projeção Ortogonal e Secção Cilíndrica. No entanto, neste estudo, empregamos simulações utilizando o software Qubism 3D Modeling, bem como o software de geometria dinâmica GeoGebra, adaptado para smartphones. As Simulações Computacionais permitem a construção de elementos geométricos de forma dinâmica. Por esse motivo, o objetivo desta pesquisa foi aplicar testes de visualização espacial para verificar se os dois softwares citados realmente facilitam a aprendizagem dos tópicos Projeção Ortogonal e Secção Cilíndrica. Este estudo foi motivado pelo facto de os alunos do ensino secundário terem dificuldade em perceber espacialmente as representações 3D e a sua transposição para a folha de desenho 2D. Tratou-se de um estudo de caso quase-experimental, numa abordagem mista qualitativa e quantitativa, cujos instrumentos utilizados foram pré-testes, pós-testes, o Teste do Cubo e o Teste dos Sólidos de Santa Bárbara. Participaram 100 alunos, distribuídos aleatoriamente em grupos (experimental e de controlo). A partir da análise dos resultados da aplicação dos testes de visualização espacial, os dados sugerem que os alunos desenvolveram habilidades cognitivas espaciais. Os dados também indicam que os aplicativos Qubism 3D Modeling e o software de geometria dinâmica GeoGebra promoveram habilidades de visualização espacial no grupo experimental. A pesquisa deixa em aberto futuras investigações para aplicabilidade de aplicativos tecnológicos no estudo de diversos outros assuntos nas disciplinas de Desenho Técnico e Geometria Descritiva.
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