O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista

Autores

  • Theresa Adrião Universidade Estadual de Campinas
  • Nadia Drabach Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Teise Garcia Universidade de São Paulo
  • Maria José Masé B. dos Santos Secretaria de Estado da Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262306

Palavras-chave:

Filantrocapitalismo, Privatização, Educação básica, Terceira geração, São Paulo

Resumo

Este artigo caracteriza a terceira geração da privatização da educação paulista, compreendida como resultado da incidência articulada de atores privados de base empresarial, organizados de forma sistêmica e institucional O sentido do processo apoia-se em Belfield e Levin ( 2002 ) e pressupõe a transferência de atividades e responsabilidades do governo estadual paulista para organizações privadas sobre três dimensões da política da educação: currículo, oferta educacional e gestão educativa (Adrião, 2018 ). O artigo compreende o período correspondente à vigência do formato original do Programa Compromisso São Paulo pela Educação, de 2011 a 2018, e analisa longitudinalmente as consequências do Programa Educação Integral (PEI) em dezesseis escolas piloto. Os dados derivam de pesquisa documental em páginas da web, documentos oficiais e bancos de dados. Os resultados indicam que: não há dados públicos sobre os programas analisados; o PEI não alterou condições de oferta ou impactou profundamente escolas que, em sua maioria, já estavam acima da média das demais; e a instalação da gestão corporativa da educação exercida por associações privadas foi capitaneada por filantrocapitalistas, que passaram a exigir retornos e evidências dos resultados de seus investimentos privados, condição que se contrapõe à gestão democrática da educação.

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Biografia do Autor

  • Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas

    Theresa Adrião é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora livre docente, colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora visitante na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/Unicamp).

  • Nadia Drabach, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha

    Nadia Drabach é doutora em educação pela Unicamp, professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) e pesquisadora do GREPPE. Diretora do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

  • Teise Garcia, Universidade de São Paulo

    Teise Garcia é doutora em educação pela USP e professora livre-docente na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Departamento de Educação, Informação e Comunicação, e no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP Ribeirão Preto.

  • Maria José Masé B. dos Santos, Secretaria de Estado da Educação

    Maria José Masé B. dos Santos é mestre em educação pela Unicamp.

    Secretaria de Estado da Educação, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista. (2024). Educação E Pesquisa, 50, e262306. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262306