O filantrocapitalismo e a terceira geração da privatização da educação paulista
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262306Palabras clave:
Filantrocapitalismo, Privatização, Educação básica, Terceira geração, São PauloResumen
Este artigo caracteriza a terceira geração da privatização da educação paulista, compreendida como resultado da incidência articulada de atores privados de base empresarial, organizados de forma sistêmica e institucional O sentido do processo apoia-se em Belfield e Levin ( 2002 ) e pressupõe a transferência de atividades e responsabilidades do governo estadual paulista para organizações privadas sobre três dimensões da política da educação: currículo, oferta educacional e gestão educativa (Adrião, 2018 ). O artigo compreende o período correspondente à vigência do formato original do Programa Compromisso São Paulo pela Educação, de 2011 a 2018, e analisa longitudinalmente as consequências do Programa Educação Integral (PEI) em dezesseis escolas piloto. Os dados derivam de pesquisa documental em páginas da web, documentos oficiais e bancos de dados. Os resultados indicam que: não há dados públicos sobre os programas analisados; o PEI não alterou condições de oferta ou impactou profundamente escolas que, em sua maioria, já estavam acima da média das demais; e a instalação da gestão corporativa da educação exercida por associações privadas foi capitaneada por filantrocapitalistas, que passaram a exigir retornos e evidências dos resultados de seus investimentos privados, condição que se contrapõe à gestão democrática da educação.
Descargas
Referencias
ABDALLAH, Ariane. A turma da escola: como um grupo de empresários e executivos está se unido a governos e ONGs para salvar a educação pública. Revista Época Negócios, São Paulo, 2012.
ADRIÃO, Theresa. Dimensões da privatização da educação básica no Brasil: um diálogo com a produção acadêmica a partir de 1990. 1. ed. Brasília, DF: Anpae, 2022. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/LIVROS-2022/DialogosComProducaoAcademica-2022.pdf . Acesso em: 20 fev. 2023.
ADRIÃO, Theresa. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem Fronteiras, v. 18, p. 8-28, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf . Acesso em: 20 fev. 2023.
» http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/adriao.pdf
ADRIÃO, Theresa; DOMINICIANO, Cassia. Educação pública e as corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, v. 8, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79084/47919 . Acesso em: 20 fev. 2023.
» https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/79084/47919
ADRIÃO, Theresa; GARCIA, Teise. As reformas educacionais no Estado de São Paulo e a escola de tempo integral: relações entre poder público e setor privado na implantação de uma política educacional. In: OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari; CARMO, Jefferson Carriello; SILVA, Celeida Maria Costa de Souza (org.). Transformações do Estado e influências nas políticas educacionais no Brasil. v. 1. Campinas: Mercado das Letras, 2016. p. 167-191.
ADRIÃO, Theresa; GARCIA, Teise. Subsídio público ao setor privado: reflexões sobre a gestão da escola pública no Brasil. Políticas Educativas, v. 7, n. 2, p. 110-122, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/51031/31749 . Acesso em: 20 fev. 2023.
» https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/51031/31749
ADRIÃO, Theresa; GARCIA, Teise; AZEVEDO, Juliana. Compulsory education in Brazil: privatization trends and limits the right to education. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 75-4, p. 324-334, 2017. Disponível em: https://oaji.net/articles/2017/457-1503906007.pdf . Acesso em: 20 fev. 2023.
» https://oaji.net/articles/2017/457-1503906007.pdf
ADRIÃO, Theresa; GARCIA, Teise; DRABACH, Nadia. A influência de atores privados na educação paulista: a primeira geração da privatização. Políticas Educativas, v. 13, p. 96-108, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/107517 . Acesso em: 20 fev. 2023. Acesso em: 21 fev. 2023.
» https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/107517
BELFIELD, Clive; LEVIN, Henry. Education privatization: causes, consequences and planning implications. [S. l.] Unesco, 2002 Disponível em: https://digitallibrary.un.org/record/516407 . Acesso em: jul. 2021.
» https://digitallibrary.un.org/record/516407
BISHOP, Matthew; GREEN, Michael. Philanthrocapitalism: how the rich can save the world. New York, Bloomsbury Press, 2008.
BORGES, André. Governança e política educacional: a agenda recente do banco mundial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 18, n. 52, p. 125-138, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000200007 . Acesso em: 6 set. 2021.
» https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000200007.
» https://doi.org/10.1590/S0102-69092003000200007
CALVANTE, Pedro; PIRES, Roberto. Governança pública: construção de capacidades para a efetividade da ação governamental. Brasília, DF: IPEA, 2018. (Nota técnica; 24). Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8581/1/NT_24_Diest_Governan%c3%a7a.pdf . Acesso em: 10 set. 2020.
» http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8581/1/NT_24_Diest_Governan%c3%a7a.pdf
CASSIO, Fernando et al. Heterarquização do Estado e a expansão das fronteiras da privatização da educação em São Paulo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e241711, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.241711 . Acesso em: 25 set. 2021.
» https://doi.org/10.1590/ES.241711.
» https://doi.org/10.1590/ES.241711
CROSO, Camila; MAGALHÃES, Giovanna Modé. Privatização da educação na América Latina e no Caribe: tendências e riscos para os sistemas públicos de ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v.37 n. 134, p. 17-33, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n134/1678-4626-es-37-134-00017.pdf . Acesso em: 1 set. 2021.
» https://www.scielo.br/pdf/es/v37n134/1678-4626-es-37-134-00017.pdf
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira. Censo escolar: microdados. Brasília, DF, INEP, 2012. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar . Acesso em: 16 set. 2021.
» https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira. Censo escolar: microdados. Brasília, DF, INEP, 2015. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar . Acesso em: 16 set. 2021.
» https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira. Censo escolar: microdados. Brasília, DF, INEP, 2018. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar . Acesso em: 16 set. 2021.
» https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar
OECD NetFWD. Philanthropy and Education – Quality Education For All: lessons and future priorities. Paris, OECD Development Centre, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/development/networks/NetFWD_PolicyNoteOnEducation.pdf . Acesso em: 8 out. 2021.
» https://www.oecd.org/development/networks/NetFWD_PolicyNoteOnEducation.pdf
PROVAN, Keith, KENIS, Patrick. Modes of network governance: structure, management and effectiveness. Journal of Public Administration Research and Theory, Oxford, UK, v.18, n.2, 2017. https://doi.org/10.1093/jopart/mum015
» https://doi.org/10.1093/jopart/mum015
» https://doi.org/10.1093/jopart/mum015
QEDU, São Paulo, 2012. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/ . Acesso em: 12 set. 2021.
QEDU, São Paulo, 2015. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/ . Acesso em: 12 set. 2021.
ROBERTSON, Suzan; VERGER, Antoni. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 1133-1156, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400012 . Acesso em: 5 ago. 2021.
» https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400012
SANTOS, Maria. José dos. Hibridismo administrativo: marcas da estrutura organizacional da SEE-SP (1846-2018). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2019. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089134 . Acesso em: 20 fev. 2023.
» https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1089134
SÃO PAULO (Estado). Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria de Educação, s/d. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf . Acesso em: 3 ago. 2021.
» https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf
SÃO PAULO (Estado). Idesp Boletim, São Paulo, 2012. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br Acesso em: 15 ago. 2021.
» http://idesp.edunet.sp.gov.br
SÃO PAULO (Estado). Idesp Boletim, São Paulo, 2015. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br Acesso em: 15 ago. 2021.
» http://idesp.edunet.sp.gov.br
SÃO PAULO (Estado). Idesp Boletim, São Paulo, 2018. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br Acesso em: 15 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.