Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044porPalavras-chave:
Programa de educação fundamental, Unesco, Alfabetização funcional, Políticas internacionaisResumo
Este artigo tem por objetivo central discutir e analisar a temática da alfabetização no bojo do Programa de Educação Fundamental (1946-1958) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Toma como referencial teórico contribuições de Mikhail Bakhtin por entender que a sua concepção de enunciado colabora para orientar as análises. Adota a pesquisa documental e, desse modo, detém-se na análise de documentos produzidos pelos sujeitos que dirigiram a Unesco e, também, por especialistas contratados para a realização de estudos para esse organismo. Problematiza o lugar da alfabetização no programa e, nesse sentido, analisa as controvérsias em torno da definição dos princípios que poderiam ser adotados pela Unesco, assim como sua visão de educação; o conceito de educação fundamental, problematizando como a alfabetização é situada no interior do programa; e o conceito apontado como apropriado para orientar as ações educacionais da Unesco em nível internacional. Conclui que a incorporação das campanhas de alfabetização ao projeto educacional da Unesco ocorreu em função de mudança no conceito de alfabetização, o qual tem caráter instrumental, o que indica a necessidade de os educadores continuarem a lutar por uma alfabetização para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, que rejeite o caráter mecânico e funcional que lhe foi conferido.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BERRUETA, Jorge Tinagero. Misiones culturales mexicanas. 70 años de historia. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, 1993. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-interamericana-de-educacion-de-adultos/articulo/misiones-culturales-mexicanas-70-anos-de-historia Acesso em: 20 dez. 2022.
BOEL, Jens. UNESCO’s Fundamental Education Program, 1946-1958: vision, actions and impact. In: DUEDAHL, Poul. A history of Unesco: global actions and impacts. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 153-167.
BOWERS, Jonh. Educación fundamental. El correo de la Unesco, Paris: Unesco, v. 1, n. 1, p. 4, fev. 1948.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GERALDI, João Wanderley. A diferença identifica. A desigualdade deforma. Percursos bakhtinianos de construção da ética através da estética. In: GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João, 2010. p. 103-122.
GIROUX, Henry. Introdução: alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 1-28.
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
GRAY, William. Preliminary survey on methods of teaching reading and writing. Part I. Paris: Unesco, 1953.
GRAY, William. The teaching of reading and writing. Illinois: Unesco: Scott: Foresman, 1956.
GUERRA, Alfonso Rangel. La educación rural mexicana y la educación fundamental en el inicio del Crefal. Revista Interamericana de Educación de Adultos, Pátzcuaro, v. 28, n. 2, p. 169-176, 2006.
HOWES, Henry Willian. et al. Educación fundamental, educación de adultos, alfabetización y educación de la comunidad en la región del Caribe. Paris: Unesco, 1955.
HUXLEY, Julian. A philosophy for UNESCO: selections from a forgotten historic document. Corrier, Paris, p. 4-7, Mar.1976.
HUXLEY, Julian. Foreword. In: UNESCO. Fundamental education common ground for all peoples. Paris: Unesco, 1947. Report of a Special Committee to the Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation. p. 7.
HUXLEY, Julian. Unesco: its purpose and philosophy. Paris: Unesco 1946. Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation.
LAUBACH, Frank Charles. Teaching the world to read: a handbook for literacy campaigns. New York: Friendship Press, 2013.
MACEDO, Donaldo. Alfabetização, linguagem e ideologia. Educação & Sociedade, Cidade, v. 21, n. 73, p. 84-99, dez. 2000.
UNESCO. De ideias a ações: 70 anos da Unesco. Santos: Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2015.
UNESCO. Fundamental education common ground for all peoples. Paris: Unesco, 1947. Report of a Special Committee to the Preparatory Commission of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation.
UNESCO BRASILIA OFFICE. Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Tradutor John Stephen Morris. Brasília, DF: Unesco Brasilia Office, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.