Do prestígio e da construção da imortalidade: os Sanjûrokkasen através das três primeiras coletâneas imperiais e Man’yôshû

Auteurs

  • Silvia Reis Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

DOI :

https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148813

Mots-clés :

Sanjûrokkasen, Coleções imperiais, Fujiwara no Kintô

Résumé

Os Sanjûrokkasen de Fujiwara no Kintô é uma lista intrigante. Com trinta e seis poetas considerados por Kintô como exímios na composição poética, é possível, através da lista dos Sanjûrokkasen vislumbrar indícios da corte na Era Heian. Dado o status de Kintô como poeta e juiz de uta awase, a lista remete, em certa medida, ao imaginário da corte tanto quanto às suas preferências pessoais. Da mesma forma, as coletâneas imperiais nos fornecem evidências sobre quais poetas eram considerados dignos de terem seus poemas escolhidos – seja por talento ou por questões políticas – por seus pares ou gerações seguintes. Assim, tentando entender tal seleção que compõe os Sanjûrokkasen, foi mapeada e analisada a presença destes poetas nas três primeiras coleções imperiais, Kokinshû, Gosenshû e Shûishû, mais Man’yoshu.

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Biographie de l'auteur

  • Silvia Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional

    Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Japoneses, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publiée

2017-08-09

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Do prestígio e da construção da imortalidade: os Sanjûrokkasen através das três primeiras coletâneas imperiais e Man’yôshû. (2017). Estudos Japoneses, 38, 81-96. https://doi.org/10.11606/ej.v0i38.148813