Aproximações entre as releituras saramaguianas de Caim e Jesus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v14i27p13-28Palavras-chave:
José Saramago, Protagonistas, BíbliaResumo
Em O Evangelho segundo Jesus Cristo e Caim, José Saramago recria mitos da cultura judaico-cristã e convida à releitura coletiva do Antigo e Novo Testamento. Neste artigo, pretende-se evidenciar as similaridades na construção das protagonistas dos dois romances quanto à criação de inícios e fins cíclicos nas narrativas; a ênfase na trajetória formativa das personagens; a iniciação no amor pelas mãos da mulher; a reinterpretação dos mitos pelas personagens e a revelia diante dos planos divinos. São utilizadas comparações com os textos bíblicos, assim como reflexões sobre a crítica literária pertinente.
Downloads
Referências
AGUILERA, Fernando G. As palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: PAULUS, 2002.
CERDERA DA SILVA, Teresa Cristina. O avesso do bordado: ensaios de literatura. Lisboa: Caminho, 2000.
CERDEIRA DA SILVA, Teresa Cristina. “O evangelho segundo Jesus Cristo ou a consagração do sacrilégio”. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, v. 1, n. 4, 2017.
DABEZIES, André. “Jesus Cristo na Literatura”. In: BRUNEL, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2005.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
KAUFMAN, Helena. “Evangelical Truths: José Saramago on the Life of Christ”. Revista Hispánica Moderna, v. 47, n. 2, p. 449-458, 1994.
MAAS, Wilma Patrícia. O cânone mínimo: o bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. “O Evangelho segundo Saramago”. In: BERRINI, Beatriz. José Saramago: uma homenagem. São Paulo: EDUC, 1999.
SARAMAGO, José. Caim. 7. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SARAMAGO, José. O Evangelho Segundo Jesus Cristo. 12. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SELLIER, Philippe. “Caim”. In: BRUNEL, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2005.
SOARES, Marcelo Pacheco. “O pastor peregrino: um andante diabólico pelos romances de José Saramago”. Todas as Musas, ano 11, n. 2, p. 98-105, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valéria Hernandorena Monteagudo de Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) declara(m) automaticamente ao enviar um texto para publicação na revista Desassossego que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista, bem como os organismos editoriais a ela vinculados de quaisquer prejuízos ou danos.
O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Desassossego a revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Desassossego, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Desassossego, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.