Interidentidades portuguesas em O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes

Autores

  • Kairo Lazarini da Cruz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i31p173-188

Palavras-chave:

Interidentidade, Ironia, Colonialismo, Pós-colonialismo, Ficção portuguesa contemporânea

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar o romance O Esplendor de Portugal (1997), de António Lobo Antunes, sob uma perspectiva pós-colonial. A partir da noção de interidentidades articulada por Boaventura de Sousa Santos (2003), segundo a qual a “auto-representação do colonizador português cria uma disjunção caótica entre o sujeito e o objeto de representação colonial” (Santos, 2003, p. 25), procuro compreender de que maneira a evocação da desagregação geográfica, familiar e identitária experimentada pelas personagens Isilda, Carlos, Rui e Clarisse, colonos portugueses em África no contexto da Guerra Civil Angolana (1975-2002), prefiguram, metonimicamente, interidentidades que contribuem à irônica subversão dos sistemas simbólicos de representação do ethos colonial do “Império Português” ecoada no microcosmos familiar, e, desse modo, colocam sob suspeita a noção de “esplendor de Portugal” popularizada pela historiografia oficial do Estado Novo português (1933-1974).

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Biografia do Autor

  • Kairo Lazarini da Cruz, Universidade Federal de São Carlos
    Mestrando em Estudos de Literatura na Universidade Federal de São Carlos, com bolsa CAPES. Licenciado em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Mito: história, memória e identidade - Parte 2

Como Citar

Cruz, K. L. da. (2024). Interidentidades portuguesas em O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes. Revista Desassossego, 16(31), 173-188. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v16i31p173-188