Do pé à letra: A caminhada em Suite Vénitienne, de Sophie Calle, sob a perspectiva intermidiática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p137-152

Mots-clés :

Sophie Calle, Flânerie , Caminhada, Fotografia, intermidialidade

Résumé

O presente artigo pretende analisar a obra Suite Vénitienne (1983), da artista e escritora Sophie Calle, a partir de uma abordagem intermidiática do caminhar enquanto processo poético e estético. Para tanto, levará em consideração as discussões teóricas presentes principalmente em Baudelaire (1983); Careri (2013); Coverley (2015) e Clüver (2011). Nesse sentido, almeja investigar como tal obra se inscreve, de um lado, em uma tradição tanto literária quanto artística, já consolidada pela crítica, da caminhada e, de outro, escapa de tais tradições e aloca-se em um entrelugar justamente pelo seu caráter intermidiático.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Larissa Fontenelle Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

  • Márcia Arbex, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Literatura Francesa pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, Márcia é professora titular da Faculdade de Letras da UFMG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.

Références

BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. In: Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a Modernidade. 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

CALLE, Sophie. Suite Vénitienne. Seattle: Bay Press, 1988.

CAMART, C.; ARBEX, M.; CHAVES, L. C. L. As estratégias editoriais de Sophie Calle: Livros de fotografias, fotorromance, livros de artista. In: PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 112-129, 26 nov. 2015.

CARERI, Francesco. Walkscapes: O caminhar como prática estética. 1ª edição. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

COTTON, Charlotte. La photographie dans l’art contemporain. Paris: Thames & Hudson, 2005.

COVERLEY, Merlin. A Arte de Caminhar: O Escritor Como Caminhante. 1ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

CLÜVER, Claus. INTERMIDIALIDADE. In: Pós: Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8 - 23, nov. 2011.

FABRIS, Annateresa. Sophie Calle: entre imagens e palavras. In: II Colóquio de Psicologia da Arte. Instituto de Psicologia, USP. São Paulo: ARS, Ano 7, nº 14, 2007.

HIGGINS, Dick. Intermídia. In: DINIZ, Thaïs; VIEIRA, André. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea, volume 2 Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.

HOEK, Leo. A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. In: ARBEX, Márcia. Poéticas do visível: ensaios sobre escrita e imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

MACEL, Christine. M’as-tu vue : catalogue de l’exposition. Paris : Editions du Centre Pompidou, 2003.

RAJEWSKY, Irina O. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Vol. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.

SAUVAGEOT, Anne. Sophie Calle: L’art caméléon. Paris : Presses Universitaires France, 2007.

Téléchargements

Publiée

2022-12-31

Comment citer

Gontijo, L. F. ., & Arbex, M. (2022). Do pé à letra: A caminhada em Suite Vénitienne, de Sophie Calle, sob a perspectiva intermidiática . Revista Criação & Crítica, 34, 137-152. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p137-152