Intertextualidade e teimosia em Velha roupa colorida: diálogos entre Assum-preto, Blackbird e O corvo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p4-18Mots-clés :
Teimosia, Assum-preto, Blackbird, O corvo, IntertextualidadesRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar o horizonte das intertextualidades presentes na canção Velha roupa colorida, de Belchior, mirando no tema da teimosia e da insistência. A canção Velha roupa colorida opera muitas vozes em seus versos, vindas de outra geografia, de outra geração. Em nossa análise, o foco está na intertextualidade entre Assum-preto, Blackbird e O Corvo, bem como sobre a forma com que o cancioneiro cearense trabalha as imagens e os sentidos advindos dessas vozes para reiterar a teimosia, a vontade de viver, a insistência, a contundência do seu personagem.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BERND, Zilá. Afrontando fronteiras da literatura comparada: da transnacionalidade à transculturalidade. Revista Brasileira de Literatura Comparada / Associação Brasileira de Literatura Comparada – Rio de Janeiro, Abralic, n.23, 2013.
CARLOS, J. Muito além de um Rapaz Latino Americano vindo do interior: investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. 2007 – 277p. - Dissertação (mestrado) - UFC – Fortaleza - 2007.
CAVIOLA, André Luiz R. M. Era uma vez o homem e seu tempo: um inventário do Nordeste nas canções de Belchior. 2018 – 73p. – Monografia (Graduação) – UniBH, Belo Horizonte 2018.
MOURA, Glenda M. Cantar a palo seco: o papel do intérprete na geração do sentido na canção. 2014 - 76p. Dissertação (Mestrado). UFC, Fortaleza, 2014.
MOURA, Verônica de F. G. de. A canção no contexto das relações da poesia com a música. Anais do XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2011: Curitiba, PR – Centro, Centros; ética e estética / Benito Martinez Rodriguez (org.) – Curitiba: ABRALIC, 2011. e-book.
NETO, José Gomes. Cancioneiro Belchior. Florianópolis/SC. 1 ed. 2019.
POE, Edgar Allan. O corvo e contos extraordinários. (traduzido por Marcelo barbão). - Jandira, SP: Principis, 2019.
SARAIVA, José Américo Bezerra. A constituição de um ethos discursivo em “A palo seco”. In: COSTA, Nelson Barros da. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007, p. 105-129.
SILVA, G. M. B. L. F. Era uma vez um homem e o seu tempo: aspectos técnicos e estéticos na lírica de Belchior. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 27, p. 103-135, 2006.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Rafael Barros de Alencar, Prof. Dr. Samuel Anderson, Prof. Dr. Pedro Henrique 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Les auteurs qui publient dans cette revue acceptent les termes suivants :
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent à la revue le droit de première publication, avec le travail sous la Licence Creative Commons Attribution qui permet le partage du travail avec reconnaissance de l'auteur et de la publication initiale dans cette revue scientifique.
- Les auteurs sont autorisés à assumer des contrats supplémentaires séparément, pour une distribution non exclusive de la version de la contribution publiée dans cette revue (par exemple, publication institutionnelle ou en tant que chapitre de livre), avec reconnaissance de la publication initiale et originale dans cette revue.
- Les auteurs sont autorisés et encouragés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple auprès de leurs institutions ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des échanges académiques productifs, ainsi qu'une croissance de l'impact et de la citation de l'article publié (Voir The Effect of Open Access).