MAYA ANGELOU: BIOGRAPHIE ET ​​CHRONIQUE SOCIALE DANS JE SAIS POURQUOI L'OISEAU CHANTE DANS LA CAGE

Auteurs

  • Angela Maria Rubel Fanini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jucélia Amaral Secretaria Municipal de Educação do Paraná
  • Paulo Henrique da Cruz Sandrini Centro Universitário Campus Andrade

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p163-181

Mots-clés :

Literatura afro-estadunidense, Autobiografia, Escrita feminina, Maya Angelou

Résumé

Neste estudo pretendemos analisar a autobiografia Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, da escritora afro-estadunidense Maya Angelou, sob a perspectiva da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, utilizando-nos, sobretudo, de conceitos-chave como exotopia e dialogismo. Além disso, tencionamos destacar o caráter social do gênero discursivo em questão, que, neste caso, permite à autora narrar sobre o vivido de modo subjetivo ao mesmo tempo que conta a história do sujeito afro-estadunidense e suas lutas e resistências, entrelaçando o discurso pessoal da biografia ao social. Enfatizar as vozes femininas no romance e seu protagonismo também é ponto relevante de nosso estudo, visto que a escritora conta a sua história com o objetivo claro de demonstrar que, embora haja especificidade subjetiva, há também uma espécie de destino comum das mulheres afro-estadunidenses. Por meio de uma prosa positiva e otimista, pode-se observar que as vicissitudes da vida não enfraquecem a resistência negra nos EUA.

 

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Biographies de l'auteur

  • Angela Maria Rubel Fanini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC e professora do Centro Universitário Campus Andrade, Uniandrade, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq.

  • Jucélia Amaral, Secretaria Municipal de Educação do Paraná

    Mestranda em Teoria Literária do Centro Universitário Campus Andrade, Uniandrade e professora da Secretaria Municipal de Educação do Paraná.

  • Paulo Henrique da Cruz Sandrini, Centro Universitário Campus Andrade

    Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná, UFPR e professor do Centro Universitário Campus Andrade, Uniandrade.

Références

ANGELOU, M. Eu Sei Por que o Pássaro Canta na Gaiola. Trad. Regiane Winarrski. Bauru: Astral Cultural, 2018.

ANGELOU, M. Maya Angelou, e ainda resisto. Disponível em:

https://www.nonetflix.com.br/maya-angelou-e-ainda-resisto/28668. Acesso em outubro 2019.

ANGELOU, M. Oprah Talks to Maya Angelou. Disponível em:

https://www.oprah.com/omagazine/oprah-interviews-maya-angelou/all. Acesso em agosto 2019.

BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LUKÁCS, G. Ensaios sobre literatura. 2 ed. Trad. Leandri Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968

Téléchargements

Publiée

2020-11-11

Comment citer

Fanini, A. M. R., Amaral, J., & Sandrini, P. H. da C. (2020). MAYA ANGELOU: BIOGRAPHIE ET ​​CHRONIQUE SOCIALE DANS JE SAIS POURQUOI L’OISEAU CHANTE DANS LA CAGE. Revista Criação & Crítica, 27, 163-181. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p163-181