MAYA ANGELOU: BIOGRAFÍA Y CRÓNICA SOCIAL EN SÉ POR QUÉ EL PÁJARO CANTA EN LA JAULA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p163-181Palabras clave:
Literatura afro-estadunidense, Autobiografia, Escrita feminina, Maya AngelouResumen
Neste estudo pretendemos analisar a autobiografia Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, da escritora afro-estadunidense Maya Angelou, sob a perspectiva da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, utilizando-nos, sobretudo, de conceitos-chave como exotopia e dialogismo. Além disso, tencionamos destacar o caráter social do gênero discursivo em questão, que, neste caso, permite à autora narrar sobre o vivido de modo subjetivo ao mesmo tempo que conta a história do sujeito afro-estadunidense e suas lutas e resistências, entrelaçando o discurso pessoal da biografia ao social. Enfatizar as vozes femininas no romance e seu protagonismo também é ponto relevante de nosso estudo, visto que a escritora conta a sua história com o objetivo claro de demonstrar que, embora haja especificidade subjetiva, há também uma espécie de destino comum das mulheres afro-estadunidenses. Por meio de uma prosa positiva e otimista, pode-se observar que as vicissitudes da vida não enfraquecem a resistência negra nos EUA.
Descargas
Referencias
ANGELOU, M. Eu Sei Por que o Pássaro Canta na Gaiola. Trad. Regiane Winarrski. Bauru: Astral Cultural, 2018.
ANGELOU, M. Maya Angelou, e ainda resisto. Disponível em:
https://www.nonetflix.com.br/maya-angelou-e-ainda-resisto/28668. Acesso em outubro 2019.
ANGELOU, M. Oprah Talks to Maya Angelou. Disponível em:
https://www.oprah.com/omagazine/oprah-interviews-maya-angelou/all. Acesso em agosto 2019.
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LUKÁCS, G. Ensaios sobre literatura. 2 ed. Trad. Leandri Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Angela Maria Rubel Fanini, Paulo Sandrini, Jucélia da Silva Amaral
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).