Roudinesco, Elisabeth. O eu soberano: Ensaio sobre as derivas identitárias. Tradução: Eliana Aguiar. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p187-194Resumen
Publicado na França em março de 2021, Soi-même comme un roi: essai sur les dérives identitaires chega ao Brasil, traduzido para o português como “O eu soberano: ensaio sobre as derivas identitárias”, novo livro de Elisabeth Roudinesco. Eu que escrevo, quem sou? É pergunta que vem sendo lançada por algumas tendências pós-coloniais ou decoloniais também na literatura brasileira, negando a possibilidade de compreensão daquilo que não seja o Eu. Se partimos de tal questionamento, a leitura de Elisabeth Roudinesco, mulher branca francesa, torna-se, de partida, enviesada, marcada pelo colonialismo intrínseco aos europeus, impossibilitando férteis debates que poderiam surgir da leitura das 304 páginas em que discorre, com ampla base bibliográfica, sobre gênero, raça, pós-colonialidades, interseccionalidade e movimentos identitários de esquerda e direita.
Descargas
Referencias
FAUSTINO, Deivison Mendes. Por que Fanon? Por que agora? Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. 2015. 260 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos: UFSCar, São Carlos, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7123?show=full > Acesso em 18 set. 2022.
FERREIRA, Pedro Donizete. Roudinesco, ao chamar os outros de identitários, expressa posições do identitarismo branco. Folha de São Paulo, 26 de março de 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2022/03/roudinesco-ao-chamar-os-outros-de-identitarios-expressa-posicoes-do-identitarismo-branco.shtml > Acesso em 20 set. 2022.
LIBRARIE MOLLAT. Elisabeth Roudinesco – Soi-même comme un roi: essai sur les dérives identitaires. Youtube, 02 de abril de 2021. Disponível em: <https://youtu.be/xh5HH4Ed3oI > Acesso em 20 set. 2022.
MACHADO, Maria das Dores Campos. A identidade evangélica em disputa. Debates do NER, Porto Alegre, ano 21, n. 39, p. 83-89, jan/jul. 2021. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/debatesdoner/article/view/116167 > Acesso em 19 set. 2022.
MARTINS, Ana Carolina B. Leão. O Eu Suburbano (ou com o perdão de Fanon). Lacuna: uma revista de psicanálise, São Paulo, n. -13, p. 11, 2022. Disponível em: https://revistalacuna.com/2022/08/10/n-13-11/>. Acesso em 21 set. 2022.
MEDRADO MIZAEL, Táhcita; CASTRO, Marina Souto Lopes Bezerra de; DITTRICH, Alexandre. Uma interpretação analítico-comportamental do colorismo e de suas implicações clínicas. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, Coyoacán, v. 29, n. 4, p. 65-81, dez. 2021. Disponível em: <http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/80314/70796> Acesso em 18 set. 2022.
SAFATLE, Vladimir. Como um psicanalista não deve falar de identidade. Valor Econômico, 02 de julho de 2022. Disponível em: <https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2022/07/02/vladimir-safatle-como-um-psicanalista-nao-deve-falar-de-identidade.ghtml > Acesso em 20 set. 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Caroline Rodrigues Menezes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).