Maya Angelou: biografia e crônica social em Eu sei por que o pássaro canta na gaiola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i27p163-181Palavras-chave:
Literatura afro-estadunidense, Autobiografia, Escrita feminina, Maya AngelouResumo
Neste estudo pretendemos analisar a autobiografia Eu sei por que o pássaro canta na gaiola, da escritora afro-estadunidense Maya Angelou, sob a perspectiva da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, utilizando-nos, sobretudo, de conceitos-chave como exotopia e dialogismo. Além disso, tencionamos destacar o caráter social do gênero discursivo em questão, que, neste caso, permite à autora narrar sobre o vivido de modo subjetivo ao mesmo tempo que conta a história do sujeito afro-estadunidense e suas lutas e resistências, entrelaçando o discurso pessoal da biografia ao social. Enfatizar as vozes femininas no romance e seu protagonismo também é ponto relevante de nosso estudo, visto que a escritora conta a sua história com o objetivo claro de demonstrar que, embora haja especificidade subjetiva, há também uma espécie de destino comum das mulheres afro-estadunidenses. Por meio de uma prosa positiva e otimista, pode-se observar que as vicissitudes da vida não enfraquecem a resistência negra nos EUA.
Downloads
Referências
ANGELOU, M. Eu Sei Por que o Pássaro Canta na Gaiola. Trad. Regiane Winarrski. Bauru: Astral Cultural, 2018.
ANGELOU, M. Maya Angelou, e ainda resisto. Disponível em:
https://www.nonetflix.com.br/maya-angelou-e-ainda-resisto/28668. Acesso em outubro 2019.
ANGELOU, M. Oprah Talks to Maya Angelou. Disponível em:
https://www.oprah.com/omagazine/oprah-interviews-maya-angelou/all. Acesso em agosto 2019.
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LUKÁCS, G. Ensaios sobre literatura. 2 ed. Trad. Leandri Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Angela Maria Rubel Fanini, Paulo Sandrini, Jucélia da Silva Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).