Educação midiática na prática: o desafio da avaliação de impacto

Autores

  • Marco Brito Universidade Federal de Santa Catarina
  • Samuel Pantoja Lima Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p25-39

Palavras-chave:

educação midiática, letramento midiático, educomunicação, fake news, métodos de avaliação

Resumo

Este artigo examina pesquisas e materiais institucionais do Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, principalmente, que abordam a avaliação em iniciativas de educação midiática. Essa área do conhecimento cresce em reconhecimento, porém, há consenso de que dados que comprovam a eficácia desse tipo de abordagem educativa são escassos. Alguns desafios são colocados acerca do tema, como a sistematização de métodos de avaliação e a dificuldade dos projetos em manter contato com os alunos impactados. O artigo destaca ainda grupos de pesquisa que vêm se estabelecendo, com métodos que podem servir de modelo para avaliar iniciativas de educação midiática, inclusive com participação do Brasil.

Downloads

Referências

ABOUT NAMLE. NAMLE, [S. l.], c2024. Disponível em: https://namle.net/ about/. Acesso em: 9 fev. 2024.

ABOUT US. Data & Society, [S. l.], c2024. Disponível em: https://datasociety.net/about/. Acesso em: 27 fev. 2024.

AGÊNCIA O GLOBO. Deep fake com Taylor Swift reacende temor sobre explosão de conteúdos nocivos ou prejudiciais gerados por IA. Época Negócios, Rio de Janeiro, 3 fev. 2024. Disponível em: https://epocanegocios. globo.com/inteligencia-artificial/noticia/2024/02/deep-fake-com-taylorswift- reacende-temor-sobre-explosao-de-conteudos-nocivos-ou-prejudiciaisgerados- por-ia.ghtml. Acesso em: 6 fev. 2024.

ASHLEY, Seth; MAKSL, Adam; CRAFT, Stephanie. Developing a news media literacy scale. Journalism & Mass Communication Educator, v. 68, n. 1, p. 7-21, 2013. DOI: 10.1177/1077695812469802.

BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Consulta pública sobre Educação Midiática – texto de referência. Secom, Brasília, DF, 19 maio 2023. Disponível em: https://www.gov.br/participamaisbrasil/educacao-midiatica. Acesso em: 16 maio 2024.

BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Estratégia Brasileira de

Educação Midiática. Brasília, DF: Coordenação-Geral de Educação Midiática, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/estrategia-brasileira-de-educacao-midiatica-apresenta-aspoliticas- publicas-voltadas-para-a-populacao/2023_secom-spdigi_estrategiabrasileira- de-educacao-midiatica.pdf. Acesso em: 7 ago. 2024.

BUCKINGHAM, David. Teaching Media in a ‘Post-Truth’ Age: Fake News, Media Bias and the Challenge for Media Literacy Education. Cultura y Comunicación, Buenos Aires, v. 31, n. 2, p. 213-231, 2019.DOI: 10.1080/11356405.2019.1603814.

BUCKINGHAM, David. The Media Education Manifesto. Cambridge: Polity Press, 2019.

BULGER, Monica; DAVISON, Patrick. The Promises, Challenges and Future of Media Literacy. Nova York: Data & Society Research Institute, 2018. Disponível em: https://datasociety.net/library/the-promises-challenges-andfutures-of-media-literacy/. Acesso em: 7 ago. 2024.

DIGITAL INQUIRY GROUP. [S. l.], c2024. Disponível em: https://inquirygroup. org/. Acesso em: 16 maio 2024.

EDWARDS, Lee et al. Rapid Evidence Assessment on Online Misinformation

and Media Literacy: Final Report for Ofcom. Londres: London School of Economics and Political Science, 2021. Disponível em: https://www.lse.ac.uk/business/consulting/reports/rapid-evidence-assessment-on-onlinemisinformation- and-media-literacy. Acesso em: 7 ago. 2024.

FANTIN, Monica. O Lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 13, n. 32, p. 1-18, 2020. DOI: 10.20952/revtee.v13i32.14226

FROMM, Monica. Snapshot 2024: The State of Media Literacy Education in the U.S. Nova York: National Association for Media Literacy Education, 2024. Disponível em: https://namle.org/state-of-media-literacy-report-2024/. Acesso em: 7 ago. 2024.

HOBBS, Renee; FROST, Richard. Measuring the acquisition of media literacy skills. Reading Research Quarterly, Hoboken, v. 38, n. 3, p. 330-354, 2011.DOI: 10.1598/rrq.38.3.2.

HOBBS, Renee et al. Measuring the implementation of media literacy statewide: a validation study. Educational Media International, Abingdon, v. 59, n. 3, p. 189-208, 2022. DOI: 10.1080/09523987.2022.2136083.

HUGET, Alice et al. Exploring Media Literacy Education as a Tool for Mitigating Truth Decay. Santa Monica: RAND Corporation, 2019. Disponível em: https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR3050.html. Acesso em: 7 ago. 2024.

MANDELLI, Mariana. O que a Finlândia pode nos ensinar sobre ‘fake news’. Educamídia, São Paulo, 8 fev. 2020. Disponível em: https://educamidia.org.br/ o-que-a-finlandia-pode-nos-ensinar-sobre-fake-news/. Acesso em: 16 maio 2024.

MCGREW, Sarah et al. Can students evaluate online sources? Learning from assessments of civic online reasoning. Theory & Research in Social Education, Abingdon, v. 46, n. 2, p. 165-193, 2018. DOI: 10.1080/00933104.2017.1416320.

MCNEILL, Erin. U.S. Media Literacy Policy Report 2022: A State-by-State Status of Media Literacy Education Laws for K-12 Schools. Watertown: Media Literacy Now, 2023. Disponível em: https://medialiteracynow.org/wp-content/uploads/2023/02/MediaLiteracyPolicyReport2022.pdf. Acesso em: 7 ago. 2024. NELSON, Michelle R. Developing persuasion knowledge by teaching

advertising literacy in primary school. Journal of Advertising, Abingdon, v. 45, n. 2, p. 169-182, 2016. DOI: 10.1080/00913367.2015.1107871.

OBJETHOS nas Escolas Públicas: educação e crítica em debate. ObjETHOS,

Florianópolis, c2024. Disponível em: https://objethos.wordpress.com/extensao-nas-escolas/. Acesso em: 19 maio 2024.

PTASZEK, Grzegorz. Media literacy outcomes measurement. In: HOBBS, Renee; MIHAILIDIS, Paul (ed.), The international encyclopedia of media literacy.Hoboken: Wiley, 2019. p. 1-12. DOI: 10.1002/9781118978238.ieml0103.

REINO UNIDO. Department for Digital, Culture, Media and Sport. Online

Safety: Media Literacy Strategy. Mapping Exercise and Literature Review –

Phase 2 Report. Poole: The Centre for Excellence in Media Practice, 2021. Disponível em: https://assets.publishing.service.gov.uk/media/611293b2d3 bf7f044143209f/2021-02-25_DCMS_Media_Literacy_Phase_2_Final_Report_

ACCESSIBLE_v2.pdf. Acesso em: 7 ago. 2024.

REINO UNIDO. Ofcom. Children and Parents: Media Use and Attitudes.

Londres: Ofcom, 2023. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk/researchand-

data/media-literacy-research/childrens/children-and-parents-mediause-and-attitudes-report-2023. Acesso em: 7 ago. 2024.

SANDOVAL, Pablo Ximénez de. Mais de 300 jornais dos EUA denunciam ataques de Trump à imprensa. El País Brasil, São Paulo, 16 ago. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/16/internacional/1534372912_541356.html. Acesso em: 3 dez. 2024.

TRIPP, Lisa M.; HERR-STEPHENSON, Rebecca. Making Access Meaningful: Latino Young People Using Digital Media at Home and at School. Journal of

Computer-Mediated Communication, Oxônia, v. 14, n. 4, p. 1190-1207, 2009. DOI: 10.1111/j.1083-6101.2009.01486.x

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H.. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo (França): Conselho

da Europa, 2017. Disponível em: https://edoc.coe.int/en/media/7495-

information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-research-andpolicy-

making.html. Acesso em: 14 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Brito, M., & Lima, S. P. (2024). Educação midiática na prática: o desafio da avaliação de impacto. Comunicação & Educação, 29(2), 25-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p25-39