Os contrapontos midiáticos da USP no combate ao negacionismo científico durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p73-90

Palavras-chave:

Facebook, redes sociais, comunicação pública da ciência, fake news, mídia

Resumo

A pandemia do coronavírus, como um evento histórico de grande impacto para a humanidade, trouxe diversos desafios, incluindo a necessidade urgente de divulgar informações credíveis para combater a doença e fazer frente a movimentos negacionistas e teorias conspiratórias. Torna-se relevante entender como as instituições científicas se posicionam no ambiente virtual para enfrentar essa realidade. Este artigo tem como objetivo analisar a fanpage página do Facebook da Universidade de São Paulo (USP) através da Análise de Conteúdo (AC) de postagens realizadas em diferentes períodos, de 2020 a 2022. Foi possível identificar que as abordagens enunciativas estavam em linha com os aspectos conjunturais do avanço da covid-19, o que nos possibilitou traçar uma curva de aprendizado epistemológica.

Downloads

Biografia do Autor

  • Pedro Farnese, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (Unip) e jornalista do IF Sudeste MG -Campus Juiz de Fora. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 2000.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

BRASIL chega a marca de 615 mil mortos por Covid; média móvel é de 229 vítimas diárias. G1, Rio de Janeiro, 1 dez. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/12/01/brasil-chega-a-marca-de-615-mil-mortos-por-covid-media-movel-e-de-229-vitimas-diarias.ghtml. Acesso em: 29 nov. 2024.

BRASIL registra 2.207 mortes em 24 horas; média móvel volta a bater recorde. G1, Rio de Janeiro, 11 mar. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/coronavirus/noticia/2021/12/01/brasil-chega-a-marca-de-615-mil-mortos-por-covid-media-movel-e-de-229-vitimas-diarias.ghtml. Acesso em: 29 nov. 2024.

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 1-12, 2010. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1.

CASSIANI, Suzani; SELLES, Sandra Lucia Escovedo; OSTERMANN, Fernanda. Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais. Ciência & Educação, Bauru, v. 28, p. 1-12, 2022. DOI: 10.1590/1516-731320220000.

CINCO motivos que comprovam que a pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Portal do Butantan, São Paulo, 14 mar. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/cinco-motivos-que-comprovam-que-a-pandemia-de-covid-19-ainda-nao-acabou. Acesso em: 29 nov. 2024.

EM DOIS anos de pandemia, ONU alerta para entrega “escandalosamente desigual” de vacinas. ONU News, [S. l.], 9 mar. 2022. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/03/1782282. Acesso em: 29 nov. 2024.

ESCOBAR, Herton. 15 universidades públicas produzem 60% da ciência brasileira. Jornal da USP, São Paulo, 5 set. 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/15-universidades-publicas-produzem-60-da-ciencia-brasileira/. Acesso em: 29 nov. 2024.

FARNESE, Pedro. Comunicação organizacional em universidades públicas: os desafios de comunicar a ciência na sociedade midiatizada. Journal of Science Communication – América Latina, Rio de Janeiro, v. 6, n. 01, p. A06, 2023. DOI: 10.22323/3.06010206.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HJARVARD, Stig. A midiatização da cultura e da sociedade. São Leopoldo: Unisinos, 2014.

KEMP, Simão. Digital 2020: Brasil. DataReportal, [S. l.], 17 fev. 2020. Disponível em: https://datareportal-com.translate.goog/reports/digital-2020-brazil?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em: 28 nov. 2024.

KOLB, David A. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1984.

LATIN America University Rankings 2022. Times Higher Education, Londres, [2022]. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2022/latin-america-university-rankings. Acesso em: 28 nov. 2024.

MAFRA, R. L. M. Diálogo público, instituições científicas e democracia: reflexões sobre a constituição de uma política de comunicação organizacional. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 16-174, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i2.2441.

MARCHLEWSKA, Marta et al. Superficial ingroup love? Collective narcissism predicts ingroup image defense, outgroup prejudice, and lower ingroup loyalty. British Journal of Social Psychology, Hoboken, v. 59, p. 864, 2020.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2012.

OLIVEIRA, Thaiane Moreira de. Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 1-23, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5374.

PERINI-SANTOS, Ernesto. Desinformação, negacionismo e a pandemia. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 23, n. 1, p. 1-15, 2022. DOI: 10.4013/fsu.2022.231.03.

RATHSAM, Luciana. Negacionismo na pandemia: virulência da adolescência. Unicamp Notícias, Campinas, 14 abr. 2021. Disponível em: https://unicamp.br/unicamp/noticias/2021/04/14/negacionismo-na-pandemia-virulencia-da-ignorancia/. Acesso em: 29 nov. 2024.

REUTERS. Epicentro do vírus, Brasil tem percentual de positivos 6 vezes acima do almejado. CNN Brasil, São Paulo, 12 mar. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/epicentro-da-pandemia-brasil-reduz-testagem-e-tem-percentual-de-positivos-6-vez/. Acesso em: 29 nov. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 1991.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 56-71, 1988. DOI: 10.1590/S0103-40141988000200007.

ZAROCOSTAS, João. How to fight an infodemic. The Lancet, Londres, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30461-X.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Farnese, P. . (2024). Os contrapontos midiáticos da USP no combate ao negacionismo científico durante a pandemia da COVID-19. Comunicação & Educação, 29(2), 73-90. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i2p73-90