Mediação como conceito-chave para a Educomunicação: a contribuição da Revista Comunicação e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p25-41

Palavras-chave:

Mediação, Educomunicação, Cultura, Tecnologia, Bibliometria

Resumo

Este ensaio reflete sobre as bases teóricas e metodológicas em torno do conceito de mediação, buscando identificar sua abordagem nas edições da Revista Comunicação & Educação, principal divulgadora dos estudos da área no Brasil. Recupera os principais enfoques da mediação em contexto educomunicativo. Estudo de cunho exploratório, estabelece uma amostragem intencional para reconhecer a configuração da produção por períodos, autores e recortes metodológicos. Conclui-se que o tema mediação se manteve ao longo dos anos e teve recente incremento na revista; que há predominância da região Sudeste do país em sua abordagem, com destaque aos autores afiliados à ECA-USP. Apresenta os artigos e os autores mais citados, avaliando as perspectivas da mediação cultural e da mediação tecnológica como áreas de maior visibilidade.

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Biografia do Autor

  • Cláudia Herte de Moraes, Universidade Federal de Santa Maria

    Jornalista, doutora em Comunicação e Informação (UFRGS), professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo Mão na Mídia - Educomunicação e Cidadania (CNPq). Membro do Conselho Consultivo Deliberativo da ABPEducom.

  • Janaina Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

    Jornalista, doutora em Agronegócio, pós-doutora em Comunicação e Informação, professora do Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Membro do Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP-UFRGS).

  • Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas

    Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS), professora no Centro de Ciências Sócio-organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP-UFRGS).

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Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Como Citar

Moraes, C. H. de, Gomes, J., & Casali, C. (2024). Mediação como conceito-chave para a Educomunicação: a contribuição da Revista Comunicação e Educação. Comunicação & Educação, 29(1), 25-41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p25-41