Mediação como conceito-chave para a Educomunicação: a contribuição da Revista Comunicação e Educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p25-41Palavras-chave:
Mediação, Educomunicação, Cultura, Tecnologia, BibliometriaResumo
Este ensaio reflete sobre as bases teóricas e metodológicas em torno do conceito de mediação, buscando identificar sua abordagem nas edições da Revista Comunicação & Educação, principal divulgadora dos estudos da área no Brasil. Recupera os principais enfoques da mediação em contexto educomunicativo. Estudo de cunho exploratório, estabelece uma amostragem intencional para reconhecer a configuração da produção por períodos, autores e recortes metodológicos. Conclui-se que o tema mediação se manteve ao longo dos anos e teve recente incremento na revista; que há predominância da região Sudeste do país em sua abordagem, com destaque aos autores afiliados à ECA-USP. Apresenta os artigos e os autores mais citados, avaliando as perspectivas da mediação cultural e da mediação tecnológica como áreas de maior visibilidade.
Downloads
Referências
BACCEGA, Maria A. Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
BACCEGA, Maria A. Televisão e escola: uma mediação possível? São Paulo: Senac, 2003. v. 1.
BARBERO, Jesús M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
BARBERO, Jesús M.; BARCELOS, Claudia. Comunicação e mediações culturais. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 151-163, 2000. DOI: 10.1590/rbcc.v23i1.2010
BARROS, Laan Mendes de. Os meios ou as mediações? Um exercício dialético na delimitação do objeto. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 85-94, 2016.
BASTOS, Marco T. Medium, media, mediação e midiatização: a perspectiva germânica. Mediação & Midiatização, Salvador, p. 53-77, 2012.
CITELLI, Adilson O. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2000.
CITELLI, Adilson O. Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo: Cortez, 2006.
CITELLI, Adilson O. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2021.
CONSANI, Marciel A. Mediação tecnológica na educação: conceito e aplicações. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GOMES, Henriette Ferreira. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais do Enancib (2002-2009). Pesquisa Brasileira de Ciência da Informação, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 85-99, 2010.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo Orozco. Medios, audiencias y mediaciones: el reto de conocer para transformar. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, Huelva, v. 8, p. 25-30, 1997.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo Orozco. O telespectador frente à televisão: uma exploração do processo de recepção televisiva. Communicare, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 27-42, 2005.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo Orozco. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Rio de Janeiro: Paulinas, 2014.
MAIO, Ana Maria Dantas de. Teoria das mediações sociais: refinamento ou obsolescência? Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. E-compós, Brasília, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.30962/ec.1267
MCLUHAN, Marshall. O meio é a massagem. In: MCLUHAN, Stephanie; STAINES, David. (ed.). McLuhan por McLuhan: conferências e entrevistas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
SANTOS, Letícia Rodrigues; ANDRADE, Elisângela Ladeira de Moura; FERNANDES, Juliana Cristina da Costa; LIMA, Emmanuela Ferreira de. As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021.
SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação e sua validade como categoria de análise para os estudos de comunicação. Novos Olhares, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 4-19, 2003. DOI: 10.11606/issn.2238-7714.no.2003.51386
SILVEIRA, Denise Tolfo.; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: SILVEIRA, Denise Tolfo.; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 33-44.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 19, p. 12-24, 2000. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i19p12-24
SOARES, Ismar de Oliveira. Construção de roteiros de pesquisa a partir dos livros da coleção Educomunicação (Editora Paulinas). Comunicação & Educação, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 135-142, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v19i2p135-142
VASSALLO DE LOPES, Maria Immacolata. Mediação e recepção: Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-80, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v8i1p65-80
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Herte de Moraes, Janaina Gomes, Caroline Casali
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.